terça-feira, 4 de março de 2014

Lasanha de frango e espinafres



Esta lasanha foi feita para aproveitar bastante frango corado no forno que tinha sobrado do dia anterior. Frango talvez seja dos alimentos mais fáceis de aproveitar de forma deliciosa. Tanto fica bom numa quiche, como desfiado juntamente com massas e legumes, por exemplo, como confecionado de tomatada (fazer uma tomatada com cebola e muito tomate e deitá-la por cima dos pedaços de frango assado que sobraram). Até em risotto é bom... podemos saltear alguns legumes, ir fazendo o risotto e, no fim, juntar o frango em pedaços ao arroz e aos legumes. Fica um risotto saboroso e substancial.
De entre todas estas ideias, decidi-me pelas massas mas, em vez de fazer uma mistura com fusillis ou macarrão, resolvi fazer lasanha. Entretanto constatei que tinham acabado as cebolas (uma coisa inexplicável na minha cozinha!), pelo que abri o frigorífico e inventariei o que havia por lá. Além das sobras do frango, havia espinafres (devem crescer lá dentro do frigorífico, há sempre espinafres ;), abóbora, alho francês... Mais do que suficiente para uma refeição deliciosa!

Lasanha para 4 pessoas
 
Ingredientes:
Frango desfiado (sobras de frango cozido ou assado - utilizei cerca de 600 gr)
1 molhos de espinafres frescos
1 alho francês
1 dl de azeite
500 gr de abóbora
6 dl de molho bechamel
Placas de lasanha
Especiarias a gosto
Sal qb

Preparação:
O primeiro passo desta preparação foi fazer o molho bechamel da forma como faço habitualmente, com a margarina líquida para cozinhar e a farinha, sendo que depois vou acrescentando leite magro até obter a consistência desejada. Depois de feito o bechamel, reservei, desfiei o frango e deitei mãos aos restantes ingredientes.
Comecei por cortar o alho francês em fatias fininhas que refoguei no azeite. Ralei a abóbora crua e refoguei juntamente com o alho francês, deixando cozinhar ligeiramente. A este preparado juntei o frango previamente desfiado. Temperei tudo com um pouco de mistura de especiarias marroquinas em pó e um pouco de açafrão para dar um sabor diferente e exótico. Podem usar as especiarias que preferirem. Nos últimos minutos introduzi ainda os espinafres cortados grosseiramente, misturei tudo e deixei cozinhar mais um pouco. Retifiquei de sal. Por fim envolvi todo o preparado com o molho bechamel (reservei um pouco de molho para deitar por cima da lasanha antes de ir a gratinar).
Cozi ligeiramente (2 a 3 minutos) as placas de lasanha em água e sal. Num tabuleiro de forno fui colocando placas de lasanha e o preparado de frango de forma intercalada. Finalizei com uma placa de lasanha e o resto do molho bechamel. Levei ao forno a gratinar e servi. Este prato pode ser acompanhado de salada mas, se for servido só assim, já lá tem tudo o que faz falta: a carne, o hidrato de carbono na massa e os vegetais cheios de vitaminas e nutrientes.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!





Um comentário: