segunda-feira, 31 de março de 2014

Bolo de requeijão


Faço esta receita de bolo de requeijão há muitos anos. Foi-me dada pelo meu sobrinho, ainda ele era pouco mais do que uma criança. Apesar da pouca idade, já gostava de cozinhar algumas coisas (provavelmente cozinhava mais do que hoje em dia ;)). O André fazia sempre este bolo nas festas de anos e às vezes pelo Natal. O bolo é tão delicioso e fácil de fazer que, cá em casa, também arranjou adeptos. Fica com uma consistência húmida e molinha. Espero que gostem e que esta receita adoce a semana que agora começa.

Ingredientes
400 gr de açúcar
200 gr de requeijão
200 gr de margarina amolecida (uso da líquida)
5 ovos
5 colheres de sopa de farinha
2 colheres de chá de fermento
2 colheres de chá de canela
Raspa de 1 limão grande
Açúcar inglês para polvilhar

Preparação
Misturar o açúcar com a margarina. Adicionar o requeijão previamente esmagado com um garfo. Juntar as gemas e bater muito bem. Juntar a canela em pó e a raspa de limão, bem como a farinha com o fermento. Misturar bem. Bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior. Forrar um tabuleiro retangular com papel vegetal, untar com margarina e polvilhar com farinha. Deitar a massa no tabuleiro e levar a forno a 190º por 25 a 30 minutos.
Depois de desenformar (ainda um pouco quente/morno), cortar o bolo em quadrados e polvilhar com açúcar em pó (açúcar inglês).

Bom apetite!


Um comentário:

  1. Tem um excelente aspecto, eu gosto imenso dos bolos assim simples e de aspecto caseiro :)

    ResponderExcluir