domingo, 27 de abril de 2014

Bolo de claras com laranja e a história das freiras...



Na nossa gastronomia temos tantas receitas de doces deliciosos onde só usamos as gemas dos ovos, que se impõem imaginação para usar as claras que sobram. Esta história das claras é curiosa e muito antiga... Há cerca de cinco séculos, pela altura dos Descobrimentos, chegava a Portugal muito açúcar do Brasil. Por outro lado, havia por cá muitas galinhas que punham imensos ovos. As freiras, nos conventos, faziam criação das ditas galinhas e usavam as claras dos ovos como goma para os seus hábitos. Ora, está bom de ver... sobravam as gemas. O que fazer, então, com tantas gemas e tanto açúcar? As freiras deram largas à imaginação e foi assim que começou a deliciosa tradição da doçaria conventual portuguesa. Como as freiras que existem já não precisam de usar as claras como goma para os hábitos, agora há que inventar o que fazer com as claras ;)

Bolo de claras com aroma de laranja

Ingredientes:
8 claras
200 gr de açúcar
75 gr de margarina
150 ml de leite
Raspa de duas laranjas
300 gr de farinha para bolos já com fermento
Rodelas de laranja e fios de ovos + creme de pasteleiro (opcional)

Preparação:
Bater as claras em castelo bem firme. Juntar os ingredientes secos (farinha e açúcar) e ir deitando a margarina derretida (costumo usar da líquida - Becel para cozinhar). Mexer bem. Ir deitando também o leite devagar de forma a que fique tudo bem ligado. Juntar a raspa da laranja e mexer de novo, batendo bem a massa. Vagarosamente vá juntando as claras de forma a envolver bem. Deite o preparado numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve a cozer em forno a 180º até espetar um palito e este sair seco. A massa coze rapidamente porque é muito leve, mas devemos verificar com o palito se está cozida. Não devemos retirar logo o bolo do forno para que não baixe, deixe arrefecer um pouco no forno.
Como este bolo foi servido numa festa de aniversário, quis dar-lhe um toque especial. Depois de desenformado e totalmente arrefecido, cortei o bolo ao meio e recheei-o com creme de pasteleiro. Por cima decorei com rodelas de laranja e fios de ovos para ficar mais enriquecido.

Espero que gostem :) Bom apetite! 


4 comentários:

  1. Olha gostei muito! Realmente, tantas e tantas vezes que fazemos bolos ou outros docinhos e acabam por sobrar tantas claras... de vez em quando lá ando à procura de algo diferente onde aproveitar essas claras. E esta é mais uma excelente sugestão :)
    Beijinhos e bom domingo *

    ResponderExcluir
  2. Fiz este bolo para um aniversário. Como tinha usado muitas gemas em pudins e outras receitas, resolvi aproveitar as claras. Fica um bolo super levezinho e bom por si só mas, como me tinha sobrado creme de pasteleiro, recheei-o e juntei também a laranja para ficar mais rico.
    Bom domingo também para ti :)

    ResponderExcluir