domingo, 16 de fevereiro de 2014

Sopa de peixe e camarão na abóbora


Continuo a utilizar as abóboras provenientes do terreno dos meus pais de formas diferentes e deliciosas. Desta vez resolvi fazer uma sopa do mar, com peixe e camarão, mas com uma ligação à terra. Neste caso o elemento utilizado foi a abóbora, o legume que dá consistência e sabor à sopa. Isto porque gosto da sopa de peixe cremosa, feita com o peixe, mas também com uma base de creme de legumes.
Primeiro que tudo abri a abóbora e retirei a polpa, fios e sementes, deixando apenas umas "paredes" suficientemente grossas para que a abóbora não se desfaça. Assei a abóbora no forno a 200º por 50 minutos (tinha cerca de 3 kg). Assem a abóbora o tempo necessário conforme o tamanho, até que fique macia, mas sem se desfazer para que depois aguente servir de "terrina" para a sopa. Quando retirei a abóbora do forno ela tinha largado bastante suco. Convém escorrer todo este líquido para que a polpa da abóbora não se desfaça. Podem guardar o líquido para juntar à sopa.


Para a sopa usei meia cabeça de uma garoupa fresca grande porque as cabeças de peixe são normalmente muito saborosas e esta tinha sobrado de outro cozinhado, mas podem fazer com as postas de peixe que desejarem. Estufei o peixe (em cru) com azeite, 1 cebola cortada em meias luas, 2 tomates pelados maduros, alhos esmagados, um ramo de salsa e coentros e sal qb. Depois de cozinhado o peixe, reservei-o e cozinhei 400 gr de camarão no mesmo molho. Temperei o camarão com sal e uma pitada de picante Deixei cozinhar por uns minutos até o camarão estar rosado e ter largado sabor. Depois retirei, tirei cascas e cabeças e fiquei apenas com o corpo dos camarões, que cortei em pedaços. Reservei dois camarões inteiros para decorar.
Entretanto cozi a polpa de abóbora (cerca de 400 gr) com uma batata e uma cebola. Cozi tudo em água e sal, juntando o líquido que a abóbora largou da assadura no forno. Estes legumes devem ser cozidos com líquido apenas a cobrir ou até um pouco menos. Depois de cozidos, juntamos aos legumes todo o molho de estufar o peixe e os camarões (cebola, tomate, tudo o que resultou desse estufado, com exceção do molho de salsa e coentros que retiramos). Com a varinha mágica trituramos tudo até obter um creme homogéneo.
Por fim desfiamos o peixe, retirando cuidadosamente todas as peles e espinhas. Trituramos também com a varinha mágica (ou passamos pelo pass vite) as cabeças dos camarões. Coamos o suco das cabeças dos camarões num passador e juntamos à sopa. Juntamos também o peixe desfiado e os camarões em pedaços. Misturamos tudo, retificamos de sal se necessário, e adicionamos um pequeno fio de azeite.
Resta colocar a sopa cremosa na abóbora já assada, polvilhar com coentros frescos picados e decorar com os camarões inteiros e pedacinhos de pão tostados no forno. O resultado é uma sopa rica e cheia de coisas boas que pode servir perfeitamente como prato principal numa refeição.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!






Um comentário: