quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Polvo à lagareiro no forno (um dos pratos preferidos cá de casa...)


Polvo, confecionado de várias formas, é um dos alimentos preferidos cá de casa. E se for à lagareiro, quentinho, com umas batatinhas de forno e migas a gosto (couve, espinafres, grelos, etc), assim então, é do melhor!
Costumo fazer o polvo no forno. Apesar de ter churrasqueira a carvão, opto pelo forno para este prato porque fica sempre bom e posso fazer quando quero sem estar à espera que o tempo fique agradável para usar a churrasqueira no exterior.
Primeiro que tudo cozo o polvo só com água numa panela grande. Não ponho sal (o polvo já é bastante salgado) nem mais nada. Apenas uso um truque que li num livro do Chefe Cordeiro e que consiste em retirar o "olhinho" do polvo antes de o pôr a cozer para que a água circule melhor no interior do animal e este cozinhe mais depressa. De resto, é deixar cozer em lume alto até estar tenro, mas de forma a que não se desfaça e não perca as pequenas ventosas dos tentáculos. Espetem com a ponta de uma faca para ver quando está bom, vai depender muito do tamanho do polvo. Depois coloco bastante azeite de boa qualidade e alhos esmagados num tabuleiro e coloco as pernas do polvo já cozidas em cima. Levo ao forno por 20 minutos a 200º para tostar.


Num tabuleiro à parte, seco e sem azeite, coloco batatas de assar pequenas numa cama de sal. Deixo assar por 30 minutos a 200º, depois retiro-as, dou-lhes um murro e junto-as ao polvo para embeberem algum azeite.
Cozo também um ou dois pacotes (conforme e número de comensais) de couve em juliana como se fosse para o caldo verde. Depois de cozida, ainda a salteio em azeite e alho e junto broa de milho amarelo esfarelada. Deixo cozinhar e absorver os sabores.
No fim empratei em ardózias individuais, com as migas, as pernas de polvo por cima e as batatas. Reguei generosamente com o azeite e alhos resultantes da assadura do polvo.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


3 comentários:

  1. Eu adoro polvo, que maravilha de sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Adoro!
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  3. Adoro polvo e à lagareiro é uma maravilha!também costumo fazer,adoramos cá em casa. O seu está com óptimo aspecto.

    Beijinhos,Maria Helena Gomes

    ResponderExcluir