terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Lulinhas com camarão


Costumava comer este prato num restaurante em zona de férias. O restaurante fechou. Ficou a receita. É simples e rápida, vale pela ideia de juntar estes sabores. Fica um prato saboroso e pode ser feito com lulinhas e camarão ou acrescentando ainda choquinhos dos pequenos. Gosto de servir com batatas fritas ou arroz branco de alho.

Numa frigideira, coloque um fio de azeite generoso e vários dentes de alho esmagados. Depois adicione os camarões temperados com sal e um bocadinho de picante. Frite os camarões, juntando um pouco de whisky. Cozinhe até o alcool evaporar e os camarões estarem cor de laranja. Depois retire-os da frigideira, reservando. No mesmo molho, deite as lulinhas (e/ou choquinhos) depois de limpos e arranjados. Deixe cozinhar. Refresque com vinho branco para ganhar um pouco de molho e deixe apurar até os muluscos estarem tenros, mas sem se desfazerem.
Por fim polvilhe com coentros frescos picados e sirva as lulinhas e camarões com batata frita ou arroz. É um prato muito suculento e com um certo sabor a verão, pode ser que "puxe" bom tempo ;)



6 comentários:

  1. Bem que óptimo aspecto ;) Deve ser delicioso e parece ser bem simples de fazer.
    Beijinhos.
    Susana Jorge

    ResponderExcluir
  2. Fácil e bem ao meu gosto essas batatas é que são uma perdição, ficou com muito bom aspecto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. As batatas são fritas, mas na Actifry, por isso é só meia colher de azeite se for para duas pessoas ou uma colher inteira para 1 kg de batatas. Muito pouca gordura comparando com a fritura tradicional. Nunca mais fritei batatas desde que tenho esta máquina maravilhosa :) Cá em casa ninguém tem colestrol elevado ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Vim conhecer este cantinho e já fiquei por cá! Aquelas tortas ficaram-me debaixo de olho.. até porque também vi o programa do prato do dia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Susana, as tortas são fáceis de fazer, experimenta! Beijinho, bons cozinhados!

    ResponderExcluir