quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Lombos de pescada com ervilhas e puré de batata


Outra vez os lombos de pescada... pois é! Mas são tão simples e práticos de preparar ;) Ficam bem com tudo e de todas as maneiras e fazem uma refeição deliciosa e saudável que não nos ocupa muito tempo na correria do dia a dia. Se usarem lombos congelados até os podem pôr no tacho sem descongelar. Fica bom na mesma e serve para quando não sabemos o que fazer e não trouxemos para casa nenhum produto fresco do dia. Vamos ao congelador, tiramos os lombos de pescada e basta imaginar uma forma rápida de os confecionar. Esta é uma delas, espero que gostem!

Ingredientes para 4 pessoas:
8 lombos de pescada congelados
2 cebolas
4 dentes de alho
Sal qb
1,5 dl de azeite
0,5 kg de ervilhas
4 tomates frescos maduros ou uma lata pequena de tomate pelado
Batata, 1 dente de alho, leite, manteiga, sal e noz moscada para o puré

Preparação:
Coloque o azeite numa frigideira funda, tipo caçarola, ou num tacho largo. Adicione as cebolas picadas finamente. Por cima coloque os lombos de pescada temperados com sal. Deite os alhos por cima esmagados e picados. Adicione os tomates cortados em pedaços bastante pequenos para que se desfaçam no molho. Se for tomate pelado de lata, adicione também o suco. Por fim adicione as ervilhas e tempere-as com um pouco mais de sal.
Se gostar pode ainda juntar um raminho de coentros e salsa frescos para dar mais sabor ao cozinhado.
Isto vai estufar assim tudo "em cru" por alguns minutos. Quando a pescada estiver cozinhada, pode retirar para não passar demais e deixar as ervilhas a acabarem de cozer e o molho a apurar. No fim, junte novamente os lombos de pescada. Se não quiser ter este trabalho, deixe cozinhar tudo ao mesmo tempo.
Entretanto faça o puré, cozendo as batatas em água e sal com um alho esmagado. Passe a batata pelo pass vite, junte-lhe manteiga, leite e noz moscada ralada qb. Misture tudo e leve ao lume até o puré ferver e ficar cremoso.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



3 comentários:

  1. Uma refeição bem ao meu gosto.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  2. Susana, já tenho feito o mesmo com bifes de atum e também fica muito bem!
    Beijinhos e obrigada por mais uma receita fácil, saborosa e muito saudável=)

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana :) Ainda bem que gostaste! Vou experimentar a tua dica e depois publico, gosto muito de atum, o Rui nem por isso, ehehe, mas vou experimentar. Muitos beijinhos!!

    ResponderExcluir