sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Dia dos Namorados: Tamboril com molho de mostarda e gratinado cremoso de legumes


Continuando com as proposta de uma refeição deliciosa para o Dia dos Namorados, hoje deixo-vos uma ideia de prato principal. Um prato de peixe, delicado e não muito pesado, mas suculento e delicioso. Espero que vos apaixone... Esta receita tem alguns ingredientes que são, normalmente, considerados afrodisíacos: a malagueta, a pimenta e a mostarda, elementos ideais para apimentar a comida e a relação ;)


Ingredientes (para duas pessoas)
500 gr de tamboril (2 a 3 lombos por pessoa)
Gordura para cozinhar o peixe (1 colher de sopa de manteiga ou margarina)
1 cebola pequena
Sal, pimenta e sumo de limão qb
1 malagueta (sem as sementes)
2 dl de leite + 0,5 dl de nata de soja
1 colher de sopa bem cheia de mostarda de Dijon
3 cenouras grandes
1 batata grande
6 tomates chucha mini (ou tomates cereja)
1 colher de sopa de salsa fresca picada
1 colher de sopa de mozarella light ralada
3 dl de molho bechamel

Preparação:
Tenha lombos de tamboril já arranjados ou um peixe grande de onde possa retirar uns lombos de tamanho razoável. Eu comprei o tamboril fresco e, como era grande, usei apenas uma parte, cerca de 500 gr para duas pessoas, aproveitando só os lombos para esta receita.
Temperei os lombos com sal, pimenta, umas gotas de sumo de limão e uma malagueta fresca muito picadinha à qual retirei as sementes, pois são demasiado picantes. Deixei marinar 30 minutos e depois tostei o peixe na frigideira. Podem usar manteiga, eu usei uma margarina light própria para cozinhar (Becel pró activ líquida). Cozinhei os lombos de ambos os lados, para ficarem tostados, mas não muito cozinhados (cerca de 6 minutos de cada lado). Retirei da frigideira e reservei. Juntei à gordura de cozinhar o peixe uma cebola pequena picada finamente que deixei cozinhar até ficar transparente. Depois juntei 1 colher de sopa de mostarda de Dijon, 0,5 dl de natas de soja e 1,5 dl de leite magro. Fui deixando o molho reduzir e apurar. Não juntei inicialmente o leite todo, fui depois juntando aos poucos de forma a obter um molho espesso e cremoso. Retifiquei de sal. Nos últimos 5 minutos do cozinhado, juntei os lombos do peixe para acabarem de cozinhar e ganharem o sabor do molho.


À parte arranjei as batatas e cenouras feitas em fios no ralador (fios mais grossos, como se fosse para uma salada). Temperei os legumes com sal e envolvi num bechamel feito com a margarina light, farinha, leite magro e uma pitada de pimenta e sal. O bechamel feito com leite magro fica igualmente saboroso desde que seja bem temperado. Não é necessário adicionar muita gordura a este molho para que fique bom. Misturei os legumes com o molho e uma colher de sopa de mozarella light ralada e levei ao forno cerca de 30 minutos num tabuleiro. Tenham em atenção não acamar muita altura de legumes para que fiquem homogeneamente gratinados.
Por fim empratei os legumes cremosos, coloquei os lombos de tamboril por cima, bem como o molho de mostarda, e decorei com os tomates mini e a salsa picada.

Bom apetite!


2 comentários:

  1. Gostei imenso da apresentação, que maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom.

    Já cozinhei duas vezes!

    Continue a mandar destas receitas.

    Parabéns

    ResponderExcluir