terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Couscous de favas e chouriço

Favas e chouriço, nada mais português! Fui encontrar uma receita com estes ingredientes no livro do Chef Ramsay, "Cozinhar para os amigos", que o meu pai me ofereceu no Natal. O livro tem várias receitas com sabores mediterrânicos fabulosos e esta é uma delas. Às favas e ao chouriço, Gordon Ramsay juntou couscous e fez um prato que pode ser servido como refeição principal ou como acompanhamento de carne ou peixe. 
Devo dizer que ficou absolutamente delicioso e que a conjugação dos sabores é realmente muito boa. Eu servi como acompanhamento de uns bifinhos estilo "Saltimboca à la Romana", mas desta vez foi "Saltimboca à la Susana", pois fiz o prato com oregãos frescos em vez de salva, que não encontrei desta vez.
Trata-se de bifinhos ou escalopes de novilho apenas temperados com sal, pimenta, alho e salva, fritos em azeite e com um bocadinho de vinho branco para refrescar e fazer o molho. Depois enrolam-se os escalopes em fatias de presunto. Eu optei por tostar o presunto na frigideira e pôr por cima dos bifes em vez de os enrolar.
Como referi, são bifinhos à minha maneira, inspirados no "Saltimboca". A propósito, sabem de onde vem esta expressão? "Saltimboca" = "salta para a boca", de tão bons que os bifinhos são que até nos saltam para a boca ;) Os italianos têm coisas engraçadas e comida muito boa!
O melhor "Saltimboca" que comi foi num restaurante na zona de Trastevere, em Roma. Provavelmente nunca vou conseguir reproduzir exatamente aquele sabor, mas a minha receita também estava boa. O maridão e o sobrinho André gostaram :D



Receita do cuscuz de favas como acompanhamento para 4 pessoas
(se pretender servir como prato principal, dobre as quantidades)

Ingredientes:
250 gr de couscous
75 ml de azeite
2 cebolas finamente picadas
meia colher de chá de cominhos moídos
meia colher de chá de sementes de coentros moídos
uma pitada de paprika
200 gr de chouriço sem pele e me pedacinhos (cubos pequenos)
200 gr de favas escaldadas e peladas
uma mão cheia generosa de folhas de hortelã ou coentros picados



Preparação:
Ferva água com sal e prepare o couscous. Como já referi noutra publicação sobre este alimento, não coloco o couscous para dentro da água, mas ao contrário, ou seja, vou adicionando água ao couscous até obter a consistência desejada e assim o couscous fica sempre solto e não demasiado empapado. Reserve o couscous.
Aqueça o azeite numa frigideira e adicione as especiarias moídas no almofariz e depois a cebola picada. Deixe cozinhar por 6 a 8 minutos até a cebola estar macia. Adicione o chouriço em cubinhos e deixe fritar por mais 3 a 4 minutos. Junte as favas depois de terem sido escaldadas em água fervente e peladas e deixe cozinhar para ficar tudo uniformemente aquecido. Certifique-se de que as favas estão tenras. Retifique de sal.
Solte o couscous que reservou com um garfo e adicione aos restantes ingredientes. Mexa e aqueça tudo por breves momentos dentro da frigideira e sirva. Já na travessa ou prato, salpique com folhas de hortelá fresca picada (receita original). Eu optei pelos coentros porque acho que ficam muito bem com favas e porque os comensais que vieram provar esta receita não apreciam hortelã.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

3 comentários:

  1. Parece ser uma sugestão deliciosa e eu adoro favas:)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fantástica refeição.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir