sábado, 15 de fevereiro de 2014

Bifes de novilho com molho de chocolate branco picante

O nosso jantar do Dia dos Namorados, meu e do maridão, foi absolutamente achocolatado ;)
Chocolate negro no bolo, chocolate branco no prato principal. O chocolate derretido, cremoso e suculento ofereceu aos bifes um molho espetacular, doce e picante, uma combinação que ficou uma maravilha. Pesquisei várias receitas de molho de chocolate, mas só encontrei confeções com chocolate negro. Resolvi arriscar com o chocolate branco e fiz a minha própria versão do molho. O chocolate reagiu bem, ficou cremoso e deu uma consistência homogénea ao molho, uma delícia!! 

Ingredientes:
Bifes ou medalhões de novilho bastante tenros (200 a 250 gr de carne do lombo ou vazia por pessoas)
75 gr de chocolate branco para culinária
1 colher de sopa de pimenta rosa em grão + pimenta moída
1 colher de café de piri piri moído ou 1 malagueta
1 dl de rum
1 colher de sopa de manteiga
Alho em pó e sal qb

Acompanhamento: batatas fritas em forma de coração e espinafres salteados em alho e azeite.

Preparação:
Tempere os bifes com sal, pimenta moída (mistura de pimentas) e uma pitada de alho em pó. Frite-os na frigideira em manteiga apenas 30 a 60 segundos de cada lado para "selar" a carne. Depois deite o rum na frigideira e pegue fogo para flamejar e o alcool evaporar, deixando apenas um suave aroma a rum. Retire os bifes, reserve em folha de alumínio e acrescente o chocolate ralado, a pimenta rosa e o piri piri ou malagueta (algo picante e em quantidade ao gosto de cada um). Deixe o chocolate derreter e misture até obter um molho espesso e homogéneo. O chocolate vai derreter e encorporar rapidamente no molho porque as raspas derretem facilmente.
Para acompanhar fiz batatas fritas que cortei em forma de coração. É simples, basta descascar as batatas, cortá-las em rodelas grossas e depois usar um cortador em forma de coração. Usei dois cortadores, um coração maior e outro mais pequeno, para conseguir aproveitar as rodelas e pedaços de batata mais pequenos (ver foto em baixo). Ainda salteei espinafres em azeite e alho para ter uma verdura a acompanhar o prato.
Sirva os bifes com o molho por cima, salpique com mais uns grãos de pimenta rosa, junte os corações e os espinafres e bom apetite ;)


2 comentários:

  1. as batatas estão tão fofas que giras, tudo com muito bom aspecto.

    beijinhos

    ResponderExcluir