quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bifes de cebolada


Podemos dizer que esta refeição é um "clássico": bifes de cebolada. Pelo menos para mim é, pois trata-se daquele prato que como desde pequenina e que a minha mãe sempre fez de forma muito rápida. Como diz uma amiga, é do género de refeição "tudo para o tacho", os bifes ficam a cozinhar quase sozinhos e nem sequer demoram muito tempo. É tão rápido que bem podemos pôr o acompanhamento a fazer antecipadamente. Em menos de 30 minutos, um belo almoço ou jantar :)

Ingredientes para 4 pessoas:
1200 gr de bifes de novilho cortados não muito grossos
1,5 dl de azeite
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
5 tomates maduros
1 raminho de salsa
4 cravinhos
sal e pimenta qb
picante qb (opcional)

Preparação:
Coloque o azeite num tacho e as rodelas de cebola cortadas grosseiramente por cima. Depois coloque os bifes previamente temperados com sal e pimenta. Por cima disponha os alhos esmagados. Depois os tomates pelados e cortados em pedaços pequenos de forma a que se desfaçam no molho. Adicione também as cabeças de cravinho, que vão dar um sabor especial (no fim tente retirá-las para que não sejam "apanhadas" no prato de alguém, pois pode ser desagradável morder uma inteira). Tempere ainda com um pouco de picante, se gostar, ou uma malagueta.
Deixe os bifes cozinhar cerca de 15 a 20 minutos. Como estes bifes eram relativamente grossos, cozinharam ao mesmo tempo que a cebola e tomate. Se os bifes forem mais finos, deixo a sugestão que façam primeiro a cebolada e, quando esta estiver a cozinhar há uns 10 minutos, juntem os bifes para que estes não cozinhem demais. Bifes de cebolada não são lombo de novilho frito ou grelhado, mas também "merecem respeito". Se os cozinharmos em demasia vão ficar secos e fibrosos, o que não é agradável. Para este prato escolham bifes saborosos e tenros, não menosprezem... a carne não vai ficar mais tenra por ser cozinhada assim. Se os bifes forem um pouco rijos, podem ser batidos, mas o ideal é que tenham mesmo alguma suculência.
Depois de prontos os bifes de cebolada, gosto de fazer tal como faço com as iscas fritas: polvilhar com salsa fresca picada finamente, pois dá muita frescura ao prato.
O acompanhamento que prefiro para este prato é arroz branco solto com o molho por cima. Mas desta vez foi ao gosto do maridão, com batatas fritas (sempre da Actifry).

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Um comentário: