domingo, 23 de fevereiro de 2014

Bifes de atum com molho de cogumelos e tagliatelle


Eu gosto de atum de todas as formas, de conserva ou em em bifes frescos, que podem ser grelhados, feitos de cebolada ou confecionados de outras maneiras diferentes e também saborosas. Desta vez tive a ideia de o fazer com um molho suculento e acompanhamento diferente, pelo que lhes juntei cogumelos e massa fettucinne. A combinação de todos os sabores ficou maravilhosa, ainda melhor do que eu imaginei...

Ingredientes para 4 pessoas:
4 bifes de atum
1 dl de azeite
3 dentes de alho ralados
pimenta, sal qb
Sumo de 1 lima
400 gr de cogumelos brancos frescos
3 dl de natas de soja
1 colher de chá de oregãos em pó
Tagliatelle para acompanhar

Preparação:
Tempere os bifes de atum com sal, pimenta e sumo de lima. Descasque os alhos e rale-os fininhos para uma frigideira onde também já colocou o azeite. Deixe o azeite aquecer e, quando os alhos começarem a "estalar", coloque os bifes de atum na frigideira. Deixe-os selar (tostar) 2 minutos de cada lado no máximo. O atum cozinha muito rapidamente e não deve ficar seco.
Retire o peixe e reserve no quente. Junte os cogumelos laminados e deixe-os saltear. Quando estiverem quase cozinhados, vá juntando as natas a pouco e pouco de forma a obter um molho espesso e homogéneo.
Por fim, junte novamente os bifes de atum. Sirva-os sobre a massa previamente cozida e com o molho por cima. Polvilhe levemente com oregãos em pó. Junte uma rodela ou um quarto de lima para decorar e para quem desejar espremer mais um pouco de sumo. A lima, os alhos e a pimenta dão sabores fortes, ácidos e picantes ao atum que fica muito apaladado desta forma.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário