quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Beringelas recheadas com carne e farinheira


Estas beringelas recheadas podem ser servidas como entrada ou terem o protagonismo de um prato principal, se lhes juntarmos um acompanhamento. Neste caso chegaram ao prato acompanhadas e fizeram parte de um jantar onde vários petiscos deixaram composta a mesa... e a barriga ;)

Ingredientes para 2 beringelas (4 metades)
2 beringelas
1 farinheira de boa qualidade
200 gr de carne picada de vaca ou porco, conforme o gosto (ou mesmo alguma carne que tenha sobrado de outra refeição)
1 cebola média
1 dente de alho
1 dl de azeite
meio molho de espinafres 
2 colheres de sopa de mozarella light ou outro queijo ralado
sal e pimenta qb
 
Preparação:
Lavamos as beringelas e cortamos cada uma ao meio no sentido horizontal de forma a ficarmos com 4 metades que vão depois ser recheadas. Levamos estas metades de beringelas ao forno a 225º por 10 minutos para que os legumes fiquem amolecidos. Depois deixamos arrefecer ligeiramente e, com uma colher, retiramos a maior parte da polpa das metades das beringelas, deixando as 4 metades inteiras. Reservamos.
Num tacho, colocamos o azeite, os alhos e a cebola picada. Deixamos refogar ligeiramente. De seguida, juntar a carne picada e a polpa das beringelas que foi previamente retirada. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar. Quando este preparado estiver cozinhado, retiramos do lume.
No mesmo tacho colocamos a farinheira desfeita à qual retirámos previamente a pele. Não é necessário adicionar gordura porque o enchido já tem bastante. Vamos desfazendo a farinheira com um garfo e deixamo-la cozinhar, frigindo um pouco. Acrescentamos as folhas de espinafres. Se também quiserem acrescentar os caules dos espinafres, cortem-nos bem antes de colocar no tacho para que fiquem em pedaços pequenos e se misturem bem na farinheira. Deixamos cozinhar até os espinafres murcharem e estarem envolvidos na farinheira.
Por fim misturamos no tacho a mistura da carne com a mistura de farinheira, envolvemos tudo, mexendo bem. Retificamos de sal se necessário. Recheamos as metades de beringelas e colocamos por cima um pouco de queijo ralado. Levamos a gratinar ao forno a 200º até estar tostado (cerca de 15 minutos).

Servi estas beringelas com cogumelos brancos salteados e uns pãezinhos caseiros crocantes que fiz com massa de pizza. Moldei umas bolas, achatei e temperei com flor de sal e oregãos. A massa dos pãezinhos foi ao forno por 10 minutos enquanto as beringelas gratinavam.

Bom apetite! Comam  bem e de forma saudável!
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário