sábado, 4 de janeiro de 2014

Vazia grelhada com folhado de espinafres e cogumelos salteados

Quando a carne é boa, não precisa de muito para ficar suculenta e saborosa. Do que precisa mesmo é de muita atenção ao tempo de grelha ou frigideira para não passar do ponto. Sendo que "o ponto" tem sempre a ver com o gosto de cada um. Eu gosto da carne de novilho mesmo "no ponto", um nadinha para o lado do "mal passado".
Se for para grelhar, o bife deve ser alto (2 a 2,5 cm) para não ficar seco e manter os seus sucos interiores intactos. Para confecionar esta vazia no grelhador, selei a carne apenas por um minuto de cada lado, temperei com flor de sal e depois cozinhei por mais três minutos.



Como o modo de confecionar a carne primou por ser muito simples, acompanhei a vazia de várias coisas boas e diversificadas para oferecer sabores e cores diferentes ao prato. Assei tomates no forno, temperados só com flor de sal e tomilho. Salteei no wook cogumelos brancos e castanhos em azeite e alho e juntei uma colher de mostarda de Dijon ao prato, tendo em conta que a carne não tinha nenhum molho em especial.
Como gosto muito de espinafres, fiz também uns folhados com as folhas deste vegetal. Salteei os espinafres no wook por dois minutos com alho e azeite. Deixei arrefecer e depois coloquei-os em cima de retângulos de massa folhada fresca (de compra). Dobrei os retângulos para cima dos espinafres e apertei as pontas com os dedos para não abrirem. Antes de ir ao forno dei uns pequenos golpes com a fava. Os folhados foram ao forno a 190º até a massa estar tostada. Assei os folhados enquanto assei os tomates.
O resultado final dos folhados de espinafres foi este que podem ver na foto. Resultaram bem com a carne, mas também são bons para acompanhar outros pratos.

Bom apetite!



3 comentários: