sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tortas de Azeitão deliciosas!


Quem gosta de Tortas de Azeitão? Ou melhor, quem não gosta? É um doce tão levezinho e delicioso que é impossível resistir. Vi a receita no programa Prato do Dia, no 24 Kitchen e resolvi experimentar. O meu marido delirou! Ficaram realmente muito boas e são fáceis de fazer. Muito mais fáceis do que se possa pensar. Levei uma travessinha delas para um aniversário no fim de semana passado e quem provou também gostou muito. Ficaram, portanto, aprovadas :) Vou, seguramente, fazer estas tortas muitas vezes!

Receita para 12 tortas

Massa: Separar as gemas das claras de 10 ovos. Bater as gemas com 180 gr de açúcar com as varas (as das claras) da batedeira elétrica. Bater bem até formar um creme esbranquiçado e fofo. As gemas vão crescer muito em volume. Depois juntar 50 gr de farinha Maizena peneirada e envolver bem no preparado dos ovos. Bater as 10 claras em castelo firme e envolve-las com muito cuidado na massa. Devemos envolver de baixo para cima de forma delicada para a massa não perder o ar. Vamos obter uma massa com uma textura de mousse.


Entretanto, forrámos um tabuleiro com papel vegetal untado com manteiga ou margarina. Eu fiz no tabuleiro do próprio forno, que é muito grande e deu para cozer a massa toda de uma vez (tabuleiro de forno de 90 cm). Para quem tenha os fornos de tamanho standard, de 60 cm, convém dividir a massa em duas partes e coze-la por duas vezes. Isto porque não devemos ter uma altura de massa de mais de 2 cm no tabuleiro. O objetivo é conseguir uma placa de massa fina e uniforme.
Colocamos a massa no tabuleiro e alisamos para ficar uniformeesperamos 20 minutos para a massa assentar. Depois levamos ao forno pré aquecido a 220º durante 15 minutos (colocar o tabuleiro na parte baixa do forno). Quando estiver cozido, retiramos e recheamos com a massa ainda um pouco morna.



Recheio: Aqui introduzi pequena diferença em relação à receita original e fiz mais quantidade de recheio porque achei a quantidade indicada insuficiente. Mas a forma de confeção mantém-se.
Fazer uma calda com 10 colheres de sopa de açúcar e 20 de água. Levar ao lume até ficar em ponto de pasta ou calda (calda fraca, não muito espessa - 101º). Quando a calda estiver pronta vamos juntando em fio, muito lenta e cuidadosamente, às 10 gemas ligeiramente batidas. Devemos fazer isto devagar para não haver choque térmico e para as gemas não talharem. Quando estiver tudo bem misturado, levamos ao lume para engrossar o creme.

Depois recheamos a massa com o creme de ovos, polvilhamos com canela em pó por cima do recheio e enrolamos. Por fim cortamos tortinhas com cerca de 8 cm de comprimento cada uma. Bom apetite!




3 comentários:

  1. O aspecto é mesmo o máximo, que maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, adorei.
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  3. Que gulosas ficaram e tão bonitas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir