domingo, 26 de janeiro de 2014

Tomates recheados com atum e camarão



Entrada, petisco ou prato principal. Estes tomates recheados com atum e camarão podem ser servidos de várias formas. Eu coloquei-os em cima de uma fatia de pão torrado no forno e servi como entrada. O pão serviu para acompanhar o recheio cremoso e ficou uma delícia. A receita foi-me dada por uma amiga que a fez porque o marido chegou a casa com esta ideia que tinha visto numa publicação. É caso para dizer que há boas ideias que merecem ser partilhadas :)

Receita de entrada para 6 pessoas:

Ingredientes:
6 tomates redondos médios vermelhos (maduros, mas rijos, não devem estar moles)
250 gr de camarão
2 latas de atum
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
salsa qb
sal e pimenta qb
0,5 dl de vinho branco
1 pacote de natas de soja

Preparação:
Retire a casca aos camarões, mas deixe-os com as cabeças. Num tacho, faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos picados. Junte os camarões temperados com sal e deixe cozinhar para que o marisco largue o seu sabor. Quando estiverem cozinhados, retire os camarões e separe as cabeças. Reserve 6 camarões inteiros.
Volte a colocar as cabeças no tacho e deixe frigir mais um pouco, esmagando as cabeças com a colher de pau para que larguem o máximo de sabor. Refresque com 0,5 dl de vinho branco e continue o processo sem deixar secar (o objetivo é suar as cabeças dos camarões e obter um suco bastante saboroso). Retire então as cabeças depois de bem espremidas de todos os sucos. Se quiser pode mesmo passá-las pelo passe-vite ou triturar com a varinha mágica e aproveitar o suco, passando-o por um passador. Nesta mistura de suco e refogado de cebola, deite o atum das duas latas. O atum deve ser desfeito com um garfo. Junte também a polpa dos tomates que entretanto foram abertos, retirando-se uma "tampa" de cada um e a polpa interior com a ajuda de uma colher. Junte ainda salsa muito picadinha e tempere com pimenta. Misture bem e deixe cozinhar.
Vá adicionando natas de soja aos poucos. Pode não ser necessário o pacote inteiro das natas (200 ml). Vá deitando as natas e mexendo até obter um creme de boa consistência, use apenas a quantidade de natas necessária. Cozinhe este recheio com o tacho destapado e vá mexendo. Quando tiver uma mistura de consistência cremosa, junte os camarões partidos em pedaços, mexa uma última vez e desligue o lume. Recheie os tomates e leve-os ao forno a gratinar por cerca de 15 minutos a 200º. Nos últimos 3 minutos, coloque um camarão por cima de cada tomate.
Ao mesmo tempo pode tostar fatias de pão no forno. Sirva os tomates no pão e com um raminho de salsa a decorar.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Um comentário: