quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Salada de pescada grelhada e legumes cozidos

Esta salada de peixe e legumes pode ser servida quente ou fria, conforme o apetite e a estação do ano. Para comer à beira da piscina num dia de calor, entre uns banhos refrescantes, é boa fria e temperada com maionese (ai as saudades do verão...). Para ser degustada agora, de inverno, deu-se o caso de a fazer e comer quase de seguida, assim "morninha". Como tinha a alface por baixo, e para que esta não ficasse cozida com o calor, deixei arrefecer um pouco os restantes alimentos. Este é um prato leve e saboroso, que faz a diferença pelo facto do peixe ser temperado com ervas aromáticas e pelo vinagrete também bastante aromatizado.


Ingredientes para 4 pessoas
4 postas de pescada grandes (nº 4 ou 5) + flor de sal com oregãos para temperar
4 batatas pequenas ou 2 médias
4 cenouras
4 folhas de alface grandes
400 gr de bróculos
Rama de alho francês
Molho vinagrete (1,5 dl de bom azeite, uma colher de sopa de vinagre, sumo de meia lima, sal qb, salsa picada qb)

Preparação

Cozi as batatas, cenouras e bróculos com sal e pouca água no fundo do tacho para os legumes não perderem a cor. Juntei rama de alho francês (a parte verde) para aromatizar. Também podem cozer os legumes ao vapor. Eu cozi assim com alguma água para abreviar e fui retirando os legumes mais sensíveis conforme foram ficando cozidos (os bróculos em primeiro lugar). Pretende-se que os legumes não fiquem demasiado cozidos para não se desfazerem.
Temperei a pescada com uma mistura de flor de sal e oregãos que me ofereceram no Natal e que é muito boa (obrigada André :)). Grelhei a pescada cerca de 5 minutos de cada lado num grelhador apenas untado com um fio de azeite.


A pescada não deve secar demasiado, ficando ligeiramente tostada por fora, como se pode ver na foto. Depois lasquei a pescada que dispus por cima das folhas de alface (1 folha por prato, rasgada em pedaços). Por cima coloquei os tronquinhos de bróculos e rodelas de cenoura. Finalizei, temperando tudo com um molho vinagrete feito com os ingredientes indicados. Para fazer o vinagrete costumo misturar tudo num frasquinho e agitar para ficar bem ligado. Se quiserem coloquem ainda umas azeitonas por cima desta salada. Eu ia pôr, mas confesso que me esqueci ;) Ficaram a aguardar por outro prato.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário