domingo, 5 de janeiro de 2014

Moelas estufadas

Enquanto há sabores que associamos mais ao verão, como caracóis ou percebes, há certos "petiscos de domingo à tarde" que tanto sabem bem de verão como de inverno. Moelas é uma dessas iguarias!
Estas vêm de mão dada com batata frita e ovo estrelado. Uma verdadeira e enorme gulodice!!



Moelas estufadas

Costumo estufar as moelas "em cru", ou seja, não faço refogados. Ponho azeite, cebola e alhos picados no tacho e, por cima, as moelas depois de arranjadas, limpas de gorduras, lavadas e cortadas em pedaços pequenos. Gosto de cortar em pedaços pequenos para as moelas absorverem melhor os sabores.


Não vejo a necessidade de fazer refogados porque, se as moelas forem bem temperadas e tiverem os sabores certos, ficam muito saborosas.
Depois de dispostas as moelas no tacho, tempero com sal e pimenta, um cubo de caldo de galinha (ou dois, conforme a quantidade de moelas a cozinhar), duas folhas de louro, um raminho de alecrim e um outro de salsa. Rego com vinho branco e adiciono tomate bem maduro em pedaços pequenos. Levo ao lume o tempo suficiente para as moelas ficarem cozinhadas e tenras e o molho reduzir. O molho que vai resultar daqui é espesso e suculento, resultante da mistura de todos os sabores e da mistura dos sucos que a cebola e o tomate largaram durante o cozinhado. Por fim, retiro as folhas de louro e ramo de salsa e polvilho com salsa fresca picadinha.
Eu confeciono as moelas num tacho normal, mas há quem prefira fazer esta receita na panela de pressão. Obviamente demorará menos tempo. No tacho, as moelas têm que cozinhar pelo menos uma hora até ficarem tenras.
De uma forma ou de outra, o essencial é que fiquem bem temperadas e deliciosas!

Bom apetite e bom domingo!



4 comentários:

  1. Adoro para mim são uma refeição deliciosa com arroz seco, ficaram bem apetitosas.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de todas as formas. O meu pai faz as moelas (bem maiores, claro) de churrasco com um molho que fica delicioso. Ai... saudades do verão...

    ResponderExcluir
  3. Muito boas Maria grecia

    ResponderExcluir