quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Fetuttini em molho cremoso com cogumelos, abóbora assada e vazia grelhada


No Natal recebi o livro do Chef Gordon Ramsay "Cozinhar para os amigos". Já fiz uma receita de couscous desse livro e ficou muito boa, publicarei em breve. Entretanto, há uns dias, tinha uma abóbora que a minha mãe me trouxe, queria assá-la no forno e estava a pensar juntar-lhe massa, mas não sabia muito bem como. Fui ao livro do Chef Ramsay e inspirei-me numa receita que se intitula "Penne com abóbora assada e alecrim". Não fiz exatamente a receita do Chef Ramsay (espero que ele não fique chateado, pois ele é bravo...), pois introduzi as minhas adaptações. Usei fetuttini em vez de penne e juntei cogumelos e umas tirinhas de vazia grelhada ao prato. O resultado foi uma refeição rústica que começou no forno e também passou pelo tacho e pelo grelhador, mas no fim valeu muito a pena!

Receita para 4 pessoas

Ingredientes
600 gr de vazia para grelhar
600 gr de abóbora
8 cogumelos portobello pequenos/médios
300 gr de fetuttini
3 dentes de alho
alecrim e tomilho qb
flor de sal qb
1 colher de chá de cominhos
1 dl de azeite
3 colheres de sopa de nata de soja
3 colheres de sopa de parmesão ralado

Preparação
Assei a abóbora no forno, juntamente com 8 cogumelos portobello dos mais pequenos laminados grosseiramente. Cortei a abóbora em tiras, deixando a casca. Temperei a abóbora e cogumelos com alecrim, flor de sal, tomilho e 3 dentes de alho que foram esmagados juntamente com 1 colher de chá de cominhos. Reguei tudo com um generoso fio de azeite.
Depois de assar cerca de 30 minutos a 200º, retirei do forno. Nesta altura o livro de receitas indicava desfazer a abóbora por completo ou deixá-la em pedacinhos. Eu fiz algo entre uma coisa e outra: triturei uma parte com a varinha mágica e deixei algumas fatias inteiras para decorar o prato e para termos alguma abóbora com uma textura mais "inteira" e crocante. Levei a abóbora triturada ao lume, juntamente com o azeite, temperos que sobraram da assadura e 3 colheres de sopa de nata de soja. Fui mexendo dentro do tacho até formar um creme espesso. Depois uns 3 minutos de fervura, desliguei o lume e juntei 3 colheres de sopa rasas de queijo parmesão ralado e juntei isto tudo à massa previamente cozida al dente, envolvendo bem. A massa ficou cremosa e completamente envolvida no creme de abóbora.
Entretanto temperei 600 gr de vazia com flor de sal e grelhei em tirinhas. Deixei-a mal passada porque é assim que gosto, mas cada cozinheiro grelhará mais ou menos tempo conforme o gosto. Numa travessa coloquei a massa cremosa no fundo, depois as tirinhas de vazia por cima, bem como as fatias de cogumelos e as tiras de abóbora. Ainda juntei uma gulodice a isto tudo: umas fatias de uma broa de carne e chouriço que vendem aqui perto de casa e que é uma delícia! Foi um regalo :)

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



4 comentários:

  1. Uma mistura de sabores mesmo apetitosa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Susana, nem acredito! Abóbora assada? :) Temos mesmo sintonia! Ontem foi o que fiz, vou publicar hoje a receita! Gosto muito de abóbora assada, ficou um prato rústico e muito apelativo! Gosto!

    ResponderExcluir
  3. Olá Susana, esta receita tenho mesmo de experimentar. Que optimo aspecto. Dá para substituir o bife da vazia por outra carne ou até legumes? (não gosto muito de comer vaquinhas lindas, gosto mais de vê-las no campo).
    Beijinhos
    Susana Jorge

    ResponderExcluir
  4. Susana, podes fazer o prato sem a carne, que era a receita original. Adiciona uma maior quantidade de cogumelos para compensar. Ou então junta umas tirinhas de bife de perú ou frango grelhados, temperados só com flor de sal e umas ervas aromáticas a gosto. Também podes adicionar umas salsichas de soja ou de aves em vez de outros tipos de carne. Mas só com os legumes fica ótimo, Experimenta, que é à confiança :) Beijinho!

    ResponderExcluir