sábado, 25 de janeiro de 2014

Entrecosto no forno com castanhas e espargos verdes


Como continuamos com o tempo frio... continuamos a reconfortar-nos com pratos de forno. A comida de forno é mesmo prática, pois pode ser preparada com antecedência e depois é só pôr no forno e quase que a refeição se faz sozinha ;)
Este entrecosto acompanhou com castanhas e espargos. No fim dei-lhe um toque de frescura com bagos de romã. Gosto muito de romã e os frutos vermelhos são anti oxidantes excelentes para o funcionamento do nosso organismo. Juntem algumas bagas e frutos vermelhos aos vossos cozinhados e surpreendam-se com o resultado!

Ingredientes para 4 pessoas:
1,5 kg de entrecosto 
800 gr de castanhas
2 romãs
2 molhos de espargos verdes
Sal, pimenta e tomilho qb
4 folhas de louro
4 dentes de alho esmagados
1,5 dl de azeite
1 dl de vinho branco 
2 cebolas 
1 rama de alho francês

Preparação:
Tempere o entrecosto com sal grosso, mistura de pimentas em grão (branca, preta, rosa), alhos esmagados, louro e tomilho. Num tabuleiro de forno coloque o azeite, o vinho branco, as cebolas cortadas em meias luas e a rama de alho francês. Depois de temperado, coloque o entrecosto por cima da cama de legumes. Leve a assar ao forno a 220º até a carne estar cozinhada (o tempo varia conforme o tamanho da peça). Durante a cozedura vá virando a carne e regando com o molho.


Nos últimos 20 minutos da cozedura assei as castanhas. Neste caso foram castanhas congeladas que temperei com sal grosso e um fio de azeite. Misturei bem e coloquei num tabuleiro à parte da carne para as castanhas não se desfazerem com o molho. Depois de assadas juntei-as, então, à carne.
Entretanto, arranjei os espargos, retirando a pele mais grossa dos caules com um descascador de batatas. Cozi em água e sal por cerca de 5 minutos. Vejam o tempo de cozedura conforme a grossura dos espargos, mas normalmente cozem muito depressa e temos que ter cuidado para não se desfazerem.
Empratei a carne com o molho e as castanhas, juntei os espargos e espalhei bagos de romã por cima de cada prato.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!








Um comentário: