segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bolo de Reis e Rainhas, princípes e princesas...

Fiz este bolo por ocasião do Dia de Reis e porque uma seguidora do blog me deu a ideia da farinha de alfarroba. A essa seguidora, bem como a todos os outros, aos amigos, familiares e a todos os que seguiram, acarinharam, partilharam e até experimentaram algumas receitas da Deliciosa Paparoca ao longo destes últimos meses, desejo-vos um excelente ano de 2014 neste Dia de Reis.


Bolo de alfarroba, laranja e frutos secos

Ingredientes
180 gr de farinha de alfarroba
4 ovos
230 gr de açúcar
1 dl de leite morno
raspa de duas laranjas + sumo de meia laranja
125 gr de mistura de frutos secos cortados em pedacinhos pequenos (nozes, avelãs, amêndoas e tâmaras)

Preparação
Comecei por bater as gemas com o açúcar. Juntei a raspa das laranjas e sumo e continuei a bater muito bem até a mistura formar uma espuma esbranquiçada. Depois de partidos os frutos secos, juntei-os à farinha, envolvendo bem. Juntei esta mistura à "gemada" e adicionei o leite morno. 
Pré aqueci o forno a 200º. Voltando à massa, misturei tudo muito bem, já com os frutos secos, farinha e leite, sendo que este último elemento deixou a mistura mais maleável. Por fim adicionei as claras em castelo. Deitei o preparado em forma untada de margarina e farinha e levei a cozer ao forno a 200º por 25 minutos.

3 comentários:

  1. Que bonito ficou esse bolo, com uma cor bem intensa!

    ResponderExcluir
  2. Olá Susana, este bolo estava delicioso. Muito obrigada por se lembrar de partilhar comigo um bocadinho deste bolo.
    Esta farinha não é para todos os gostos e tem um sabor amargo, mas talvez seja por isso que eu goste tanto. Adorei mesmo. Acho que deve ser delicioso acompanhado de uma chávena de café :-)
    Também já descobri a farinha de alfarroba e em breve também experimento fazer um bolinho destes. Acho que deve ficar optimo com umas passas ou até mesmo fruta cristalizada. é mesmo um excelente bolo para o dia de reis.
    Beijinhos.
    Susana Jorge

    ResponderExcluir
  3. Susana, desta vez comprei num Intermarché, penso que vai encontrar com facilidade. Eu também gosto destes sabores, mas não é para todos os paladares, verdade ;) Eu acho que o bolo maior ainda estava melhor do que os queques porque a massa reagiu ainda melhor. Fica uma massa sequinha e macia, a esfarelar-se, é mesmo para um café ou chá! Foi difícil fazer sobrar um queque porque o meu sobrinho Miguel não parava de comer, eheheh. Ainda bem que gostou (e parabéns ;))

    ResponderExcluir