domingo, 12 de janeiro de 2014

Bolachas de manteiga à antiga

Esta receita de bolachas de manteiga foi retirada de um livro antigo da minha mãe e ela costuma dizer que as bolachas ficam mesmo a saber às que se vendiam antigamente. Eu uso mesmo manteiga, neste caso sem sal, e respeito todas as quantidades, utilizando a farinha maizena, que dá um toque muito macio e leve às bolachas e às massas em geral. Reproduzi aqui as quantidades, tal e qual como estão descritas no livro, ou seja, em chávenas. Usei chávenas de chá de tamanho normal (não das "almoçadeiras", que são muito grandes). A receita não indica tempos de cozedura, por isso passo a relatar a forma como fiz e garanto que o resultado final foi muito bom!


Ingredientes
Duas chávenas e meia de farinha maizena
Cinco chávenas de farinha de trigo
Duas chávenas e um quarto de açúcar
Duas chávenas de manteiga sem sal
Dois ovos inteiros

 
Preparação
Mistura-se tudo bem e amassa-se durante 30 minutos. Depois estende-se a massa com o rolo de forma a ficar com a espessura de 2 mm. Cortam-se as bolachas com o formato desejado e levam-se ao forno num tabuleiro forrado de papel vegetal.
Devem ficar na prateleira do meio do forno cerca de 10 minutos a 180ºC. O forno deve ter sido pré aquecido a esta temperatura. Vejam conforme a potência do vosso forno e não as deixem cozer demais (estas não chegaram a estar os 10 minutos, mas sim 8). Depois de retiradas do forno, as bolachas ainda continuam a cozer com o calor que têm e depois ficam rijas quando arrefecem. Há que dar o desconto a estes aspetos e retirar as bolachas quando estas ainda estão moles (de contrário vão ficar demasiado cozidas).






4 comentários: