segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A lasanha de grelos e camarão da amiga Lúcia

Fim de semana... jantarada em casa de amigos. E que jantarada! Com tudo o que se quer: boa conversa, muita risada, um belo vinho e boa comida! A Lúcia e o Rui são dois amigos muito divertidos, boa companhia e que cozinham ambos bastante bem. Ora, numa casa assim, só se pode jantar bem e ponto final. E jantou-se! Tenho pena de não ter registo fotográfico de tudo, mas como nunca paro de falar nem de comer, por vezes torna-se complicado gerir  tanta coisa para fazer ao mesmo tempo ;)
Começámos com um queijo assado no forno com oregãos. Uma entrada simples e deliciosa, principalmente para os loucos por queijo, como eu. Requeijão com doce de abóbora e uma broa de milho com chouriço também ligaram na perfeição com o vinho tinto da região de Lisboa que fomos bebendo para iniciar a refeição. Também houve amêijoas com um molhinho que estava muito bom, tudo isto antes de nos lançarmos ao prato principal.
Eu adoro pratos de pasta, adoro marisco e adoro todo o tipo de vegetais. A Lúcia acertou na perfeição quando escolheu fazer uma lasanha quase vegetariana (e digo quase porque tinha camarões pelo meio, o que a tornou ainda mais deliciosa).

 

Receita da "Lasanha Vegetariana com Camarão"

conforme as explicações da cozinheira

(quantidades conforme o número de comensais)

Numa frigideira grande faça um refogado com azeite, cebola e alho. Junte tomate muito maduro em pedaços ou tomate de calda pelado. Depois adicione grelos congelados diretamente do pacote ou grelos frescos (neste caso têm que ser cozidos antes para ficarem macios). O prato também pode ser feito com espinafres em vez de grelos ou até uma mistura dos dois. Deixe refogar e cozinhar os vegetais. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Depois de cozinhado, triture este preparado com a varinha mágica de forma a obter um creme, uma espécie de esparregado. Volte a colocar na frigideira e junte os camarões (só miolo já descascado). Os camarões cozinham neste preparado, mas também os pode saltear à parte em alho e azeite e depois juntá-los aqui no fim de tudo. Como o miolo de camarão cozinha rapidamente, são apenas mais uns minutos até ter o recheio pronto. Desta vez a cozinheira foi generosa na quantidade de camarão, mas cada um pode adicionar mais ou menos conforme o seu gosto.
Entretanto tenha pronto o molho bechamel e as placas de lasanha cozidas. Eu costumo dar sempre uma cozedura na lasanha de massa seca (mesmo quando a embalagem diz que não é necessário), uns três minutos em água fervente com sal e um fio de azeite. Resta dispor as placas de lasanha intercaladas com o creme de espinafres e camarão. Vá dispondo tudo num tabuleiro de forno. Adicione o bechamel na primeira camada de lasanha e recheio e depois volte a adicionar só na última para que o bechamel entranhe em todo o preparado e fique tostadinho por cima. Leve ao forno até estar tostado e depois reserve mais uns dez minutos antes de servir para a lasanha secar um pouco mais.

Bom apetite e obrigada à Lúcia e ao Rui pela receita e pelo jantar!

PS - a sobremesa foi por minha conta: bolo de iogurte com creme de baunilha e cobertura de massa choux. Partilho as fotos e prometo dar-vos a receita em breve.






3 comentários:

  1. A receita da sobremesa é mais a minha cara:)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mas a lasanha estava mesmo deliciosa!! O bolo também, vou dar a receita :)

    ResponderExcluir
  3. As entradas boas, prato principal bom, sobremesa idem... Mas o Jameson nem vos digo!!! :-))

    ResponderExcluir