quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tarte de Pêra Rocha do Avenal, sobremesa premiada!

O último fim de semana foi passado no Porto. A pretexto da final do concurso Chefs lá de Casa, fomos um dia antes e aproveitámos para visitar a Casa Aleixo e comer uns belos filetes de polvo. Estavam ótimos, foram antecedidos de bolinhos de bacalhau com salada de feijão frade e precedidos de pudim francês e aletria. Um bom vinho acompanhou tudo e o resto da noite de sábado foi animado por uma "movida" portuense sempre em alta!
Domingo, véspera da final... aproveitámos para visitar uma amiga na zona de Gaia, mais uns petiscos, mais uns votos de boa sorte, mais gente simpática do norte!

E chegou, finalmente, o dia da grande final. Para alguém como eu, absolutamente amador, fazer um jantar para 100 convidados é um enorme desafio! Estive a fazer tartes de pêra rocha das 9 da manhã às 9 da noite, tendo parado 30 minutos para almoçar. Uma dúzia de tartes, cerca de hora e meia a descascar 100 pêras (nem sei quantos quilos eram...), a primeira massa que correu mal, sete litros de creme, dois litros de geleia de pêra com vinho do Porto...
Segunda massa, melhor... graças à ajuda dos pasteleiros do hotel onde decorreu o evento, o Sr. Pinto e o jovem Leandro. Cozer as tartes, arrefecer as tartes, cortar em fatias iguais e direitinhas, empratar as fatias, colocar 100 pauzinhos de canela...... UFA!!!
Fazer tartes para uma centena de pessoas não é o mesmo que fazer cá em casa para os amigos, ai não é, não! Ainda hoje me doem os músculos de tanto amassar e esticar massa, o rolo devia pesar uns cinco quilos, nunca tinha visto um rolo da massa daquele tamanho. Se alguém que me lê é casado com uma pasteleira ou pasteleiro, tenham muito medo de apanhar com um rolo daqueles!!


Com isto tudo, fui a última a entrar na sala do jantar e comecei a comer com bastante atraso. Mas recuperei a todo o ritmo e provei a ementa completa, com tudo aquilo a que tinha direito: Creme de Lavagante, Robalo com Cadelinhas, Bacalhau com todos na Broa e a Tarte de Pêra Rocha do Avenal. No fim da degustação so convidados votaram os pratos, deram o 1º lugar ao bacalhau e o 2º lugar do pódio à minha tarte, o que me deixou bastante orgulhosa :D
A tarte está de parabéns, a pêra rocha e a minha ideia de fazer esta sobremesa também foram uma ajuda ;) Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos outros três finalistas que me acompanharam. Afinal, é a gastronomia portuguesa que está de parabéns!





2 comentários: