sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sugestões e prendas de Natal


A época do Natal é marcada por tanta coisa diferente... sentimentos que às vezes são alegres, outras vezes mais nostálgicos. Mas trata-se, sem dúvida, de uma época festiva e em que a partilha está sempre presente... ou deveria estar.
Eu gosto de partilhar, de preferência sentada à mesa, durante todo o ano. Mas aproveito esta altura para presentear de forma especial aqueles de quem mais gosto com alguns miminhos deliciosos.
Deixo-vos uma sugestão de prenda de Natal que podem fazer e personalizar para amigos e familiares. Eu usei um cestinho para este conjunto, mas também costumo usar caixas bonitas alusivas à época ou sacos de sarapilheira atados com uma bonita fita. É tudo uma questão de imaginação.
Este cesto tem um frasco de doce de castanha com noz (receita aqui no blog: http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/2013/12/doce-de-castanha-e-noz.html), um frasco de doce de courgette com bagos de romã (http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/2013/11/coisas-de-outono-compotas-e-bolachas.html), uma garrafa de azeite aromatizado com alho, malagueta, tomilho e alecrim e ainda um saquinho de "Estrelas de Amêndoa". Estas estrelas são uns biscoitos muito bons, cuja receita vi numa revista e adaptei, usando farinha integral misturada com a farinha de trigo e acrescentando a dose de farinha de amêndoa, o que deixou estas estrelas verdadeiramente cintilantes ;) Fiquem com a receita.



Biscoitos "Estrelas de Amêndoa"

200 gr de farinha integral
50 gr de farinha de trigo sem fermento, tipo 55
150 gr de amêndoa triturada, muito moída (como se estivesse em farinha)
150 gr de açúcar branco
150 gr de margarina ou manteiga sem sal

Comecei por triturar tudo num processador de alimentos e depois amassei à mão com a ajuda de um pouco de água para ligar os elementos (cerca de 1 dl ou menos). Depois de pronta a massa, estendi com o rolo e fiz uma placa de 2 cm de altura para as bolachas não ficarem muito finas. Cortei em estrelas com um cortador. Atenção que esta massa fica tipo "areia", não fica uma massa elástica, devemos ter muito cuidado ao moldar as estrelas. Retirei-as da bancada com a ajuda de uma espátula para cima de um tabuleiro forrado de papel vegetal e levei ao forno a 200º durante cerca de 10 minutos (espreitem ao fim de 7 minutos e vejam como estão, não esquecendo que os biscoitos vão ficar mais rijos cá fora depois de arrefecerem). Se considerarem que estão bem ao fim de 7 ou 8 minutos, retirem. Não deixem cozer demais para manterem a suculência por dentro.

Bom apetite e Boas festas!!



2 comentários:

  1. Muito boa esta receitinha. Aprovada pelos elementos ca de casa☆

    ResponderExcluir