sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Salmão com arroz cremoso de espinafres e feijão branco

Depois do Natal e enquanto nos preparamos para a passagem do ano, um prato simples e saudável. Um salmão na frigideira com pouca gordura. Um peixe que cozinha muito rapidamente e é simples de preparar, acompanhado de um arroz cremoso com vegetais e leguminosas. O salmão que utilizei foi comprado já em lombos arranjados (100% prático!). Quanto ao arroz, foi confecionado tal e qual com a técnica do risotto, mas com o bem português arroz carolino. O resultado é o mesmo, apenas é necessário termos atenção ao tempo de cozedura, dado que o arroz carolino cozinha rapidamente.


Comecei por refogar uma cebola em azeite. Alguns minutos depois adicionei o arroz e deixei fritar ligeiramente. Juntei vinho branco (uma chávena da mesma medida da do arroz) e mexi até o arroz absorver o líquido. Depois temperei com sal e fui fazendo como se fosse risotto: fui acrescentando caldo bem quente enquanto o arroz foi cozendo lentamente e largando toda a sua goma para ficar "malandrinho", bem cremoso. Quase no fim do tempo de cozedura, acrescentei os espinafres crus em folhas e uma chávena (a mesma medida novamente) de feijão branco já cozido. Quando o arroz estava completamente cozinhado, desliguei o lume e acrescentei uma colher de sopa de manteiga e outra de mozarella light ralada, bem como um pouco de pimenta moída na altura. Mexi bem e ficou pronto o arroz!
Neste meio tempo, fui fazendo o salmão, que estava previamente temperado com sal, pimenta preta e sumo de limão. Deitei um fio de azeite na frigideira e "selei" os lombos de salmão de ambos os lados, de forma a ficarem tostadinhos. Três a quatro minutos de cada lado (conforme tamanho dos lombos) são suficientes para cozinhar este peixe. No fim reservei os lombos embrulhados em folha de alumínio e acrescentei à gordura que sobrou na frigideira 1,5 dl de natas de soja e mais um pouco de sumo de limão. Retifiquei de sal e pimenta e deixei engrossar o molho. Servi os lombos com o molho e cebolinho. Acompanhei como o arroz cremoso.

Bom apetite e Boas Festas!

Um comentário: