segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Peru de Natal

Cá em casa já fizemos uma ceia de Natal antecipada com uns amigos muitos especiais, daqueles que estão sempre no nosso Natal e sempre em todos os momentos da nossa vida. Como ceia de Natal especial que foi, teve direito a abertura de presentes e a peru recheado. O nosso sobrinho Miguel abriu prendas, nós também, terminámos a noite a rir à grande com o jogo de tabuleiro novo do Miguel e foi mais um daqueles momentos fantásticos, passados com quem mais gostamos. Mas, antes de pormos o jogo de tabuleiro em cima da mesa, pusemos o peru... e estava muito bom!!


Num primeiro momento fiz uma assadura prévia ao peru num tabuleiro com uma cama de sal, no forno a 190º. Assou cerca de 40 minutos de um lado, 40 minutos do outro para o peru cozinhar uniformemente e ganhar apenas o sabor do sal (o animal tinha 4 kg). Dentro do peru também coloquei um ramo de alecrim e tomilho para aromatizar. No fim retirei.
Depois desse tempo, retirei o peru do forno e recheie o interior da carcaça com os míudos do animal previamente salteados em manteiga e um pouco do paté caseiro de fígados de aves (receita aqui no blog (http://paparocadeliciosa.blogspot.pt/2013/12/frango-com-pate-de-figados.html). A esta mistura de miúdos adicionei tâmaras, alperces secos, amêndoas e nozes em pedaços. Misturei ainda um pouco de vinho do Porto, 2 ovos para ligar tudo, temperei com pimenta e retifiquei de sal. Coloquei o recheio dentro do peru e depois pincelei toda a pele por fora com uma mistura de mel, flor de sal e azeite. É importante pincelar a pele para que esta fica estaladiça, brilhante e caramelizada.
Depois de totalmente assado (o tempo varia conforme o tamanho do animal), adornei a zona da carcaça com rodelas de laranja e alecrim. Por dentro estava o recheio, que servi em colheradas juntamente com a carne do peru.


Acompanhei com legumes em rodelas fininhas, também assados no forno: batata doce, cenoura e beterraba, tudo temperado com flor de sal, azeite e alecrim.
Os amigos gostaram muito e o meu sobrinho Miguel comeu uma perna inteira do peru com uma satisfação, que ainda me deu mais prazer a mim só de ver do que a ele de comer ;)

Boas festas!!!


3 comentários:

  1. Era um perú tão grande que podia ser guarda-redes! ;-)) Estava ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a todos e Boas Festas!!!
    Rui, não queremos perus desses no nosso clube ;)

    ResponderExcluir