domingo, 1 de dezembro de 2013

Massada de garoupa e camarão


As massas são boas de tantas formas e os peixes são bons de tantas maneiras... Porque não juntar ambos e fazer uma refeição deliciosa?
Arroz ou massada de um belo peixe ou marisco é um prato maravilhoso. O segredo está em conseguir bons ingredientes, frescos e saborosos, e em deixar a massa no ponto, nem rija nem demasiado cozida. Depois, cabe a cada um ajustar o tempero a seu gosto. 
Fiz esta massada com garoupa, mas também fica bom feito com cherne, tamboril ou pargo. Desta vez juntei camarões, mas ameijoas ou mexilhões também constituem uma excelente alternativa.
Neste caso tinha uma garoupa com cerca de 3 quilos, cujos lombos foram confecionados no forno. Aproveitei a cabeça para fazer esta massada. A cabeça dos peixes, principalmente quando estes são de maior porte e muito frescos, são uma das partes mais saborosas do animal. O segredo está em saber aproveitá-las, sendo que muitas pessoas até apreciam comer a cabeça inteira, cozida ou grelhada. 
Esta cabeça de garoupa foi estufada com azeite, cebola picada, alhos esmagados, uma malagueta pequena, um ramo de cheiros de salsa e coentros e muito tomate fresco maduro em pedaços. Temperei com sal e refresquei com um pouco de vinho branco e deixei estufar até o peixe estar cozinhado juntamente com os camarões. Depois retirei tudo e limpei de peles e espinhas, lascando o peixe e tirando as cascas e cabeças dos camarões (aproveitei alguns inteiros para enfeitar no fim).
Ao molho que sobrou juntei água e sal e, quando levantou fervura, juntei a massa. Utilizei macarrão riscado do mais pequeno, mas o prato também pode ser feito com cotovelinhos ou com a massa que preferirem. Deixei cozer a massa até estar "al dente" e juntei o peixe e camarões nos últimos dois minutos. Misturei tudo e polvilhei com bastantes coentros e manjericão picados. O manjericão, apesar de não ser uma erva aromática típica deste prato, dá uma frescura fabulosa ao prato e um aroma diferente e muito agradável. Misturei, sensivelmente, a mesma quantidade de coentros e de manjericão.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários: