domingo, 29 de dezembro de 2013

Lasanha de pescada e camarão


Gosto muito de massas e pastas. Gosto de fazer pasta fresca, principalmente quando se trata de massas recheadas, como raviolis, pois assim posso fazer o recheio a meu gosto. Esta lasanha que apresento foi, no entanto, feita com massa seca, lasanha de compra, mas que era bastante boa. O recheio foi feito por mim, numa combinação que gosto muito de peixe e marisco. Este prato faz sucesso cá em casa e todos apreciam, mesmo alguns amigos mais "esquisitos de boca", que já provaram e adoraram.


Receita para 4 pessoas:

Ingredientes
5 postas grandes de pescada (nº 4 ou 5)
500 gr de camarão
1 embalagem de placas de lasanha (o suficiente para forrar o tabuleiro e ir fazendo as camadas)
2 cebolas
2 + 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa de farinha
3 dl de leite
água/caldo da cozedura do camarão (cerca de 3 dl)
aguardente qb (2 a 3 colheres de sopa para flamejar)
sal e pimenta qb
cebolinho fresco qb

Preparação
Primeiro que tudo, pomos o peixe a cozer juntamente com os corpos dos camarões em água e sal (previamente retiramos as cabeças dos animais). Quem gostar, pode adicionar uma malagueta à cozedura.  
Enquanto o peixe e marisco cozem, picamos as cebolas que depois amolecem dentro de um tacho em 2 colheres de manteiga ou margarina (eu costumo usar uma margarina para culinária com baixo teor de gordura, mas podem usar o que for da vossa preferência). Quando as cebolas começarem a refogar, adicionamos as cabeças dos camarões que separámos previamente do corpo. Temperamos com sal e deixamos cozinhar as cabeças para largarem o sabor. Enquanto o processo decorre, devemos ir esmagando as cabeças dos camarões com uma colher para largarem os seus sucos. Entretanto deitamos um pouco de aguardente e largamos o lume dentro do tacho para que fique ligeiramente flamejado e se consiga um sabor mais intenso. Deixamos o alcool evaporar e vamos mexendo. No fim desligamos o lume e trituramos tudo com a varinha mágica. A esta pasta juntamos um pouco da água de cozedura dos camarões, mexemos e voltamos a triturar com a varinha. Coamos tudo com um passador para obtermos apenas um caldo que não contenha cascas nem vestígios das cabeças dos camarões. É este caldo que vai servir para o recheio e para o molho bechamel.

Num tacho colocamos 3 colheres de sopa de margarina e juntamos a farinha. Mexemos muito bem, começando a fazer a base do bechamel. Depois vamos juntando o leite em fio, bem como o caldo de camarão. Vamos misturando até fazer a quantidade de molho pretendida e de forma a que fique bem cremoso. Temperamos com pimenta e retificamos de sal.
Para fazer o recheio, desfazemos a pescada em lascas e cortamos os camarões em pedacinhos, depois de descascados. A isto juntamos uma boa parte do bechamel até obter um creme consistente (ver foto). Reservamos o restante molho bechamel para colocar por cima da lasanha no tabuleiro.
Por fim cozemos as placas de massa e vamos dispondo num tabuleiro as placas de lasanha e o recheio de camarão e pescada (alternadamente massa e recheio). Terminamos com placas de massa e deitamos o restante molho bechamel por cima de tudo. Levamos ao forno a gratinar a 220º. No fim polvilhei com cebolinho fresco picado. Servi com uma salada verde.

Bom apetite e Boas Festas!








Nenhum comentário:

Postar um comentário