quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Fritos de abóbora tão bons!

A 26 de dezembro continua a ser Natal. Continuamos em período de festas. Continuamos a celebrar o nascimento de Jesus, a família, os amigos e a amizade e partilha em torno da mesa. Uma mesa com muitas iguarias por esta altura do ano.  Os sonhos, bem como os fritos de abóbora (também há quem faça de cenoura) são algumas das sobremesas mais tradicionais das mesas dos portugueses nestas datas festivas.
Deixo-vos uma receita de fritos de abóbora que deram à minha mãe e que ela executou na perfeição. Penso que o facto da abóbora ser do nosso terreno e ser de grande qualidade foi um dos factores de sucesso destes fritos que estavam mesmo muito bons. E o carinho da mãe ao fazê-los, claro está! Deliciosos!

Ingredientes:
0,5 l de leite à temperatura ambiente
500 gr de abóbora cozida e escorrida (para obter o meio quilo depois de cozida, devemos ter cerca de 1 kg de abóbora quando crua)
500 gr de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de sobremesa bem cheias de fermento em pó
raspa de 2 laranjas
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Preparação:
Depois de cozida e muito bem escorrida a abóbora, desfaz-se muito bem com um garfo (o garfo é suficiente porque a abóbora fica muito bem cozida e macia). Vai-se mexendo bem enquanto se vai juntando alternadamente o leite e colheradas de farinha (onde misturámos o fermento em pó). Devemos mexer entre cada adição. Depois juntam-se as 2 gemas e a raspa das laranjas, mexendo sempre muito bem. Por último, batem-se as claras em castelo com uma pitada de sal e gotas de limão. Envolvem-se as claras na massa, misturando bem. Chegada a hora de fritar, vão-se deitando colheradas de massa em óleo quente até terminar. Depois de fritos e bem escorridos do excesso de óleo, polvilham-se os fritos com açúcar e canela.

Bom apetite e Boas Festas!


Um comentário:

  1. Que maravilha!
    Nesta época festiva nunca faltam, são estas receitas típicas que tornam o Natal ainda melhor :)

    Continuação de Boas Festas!

    ResponderExcluir