sábado, 28 de dezembro de 2013

Entradas Parte II

Com a aproximação da noite de passagem de ano, são bem vindas ideias de entradas para uma mesa requintada e bem recheada. Aqui em casa a passagem do ano é sempre vivida entre a grande algazarra do grupo de amigos :) Nestas festas, o que dá imenso jeito, são entradas e petisquinhos fáceis e práticos, mas que façam muita vista e sejam saborosos. Como estes dois que vos sugiro hoje. espero que gostem.

Entrada de salmão em massa folhada

Comprei massa folhada fresca já pronta, desenrolei a placa e cortei rodelas (com um cortador redondo, se não tiverem podem improvisar com um copo e cortar com uma faca). Coloquei essas rodelas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levei ao forno a 190º cerca de 15 minutos, virei a meio para as rodelinhas ficarem tostadas de ambos os lados. A massa folhada deve cozinhar a temperaturas não muito altas para ir enfolando e crescendo, de forma a ficar com o aspeto folhado. Deste processo resultaram uns folhados redondos. Com muito cuidado, fiz um buraco com o dedo em cada folhado e recheei com creme de queijo e salmão. Para o creme de queijo usei quatro colheres de sopa de queijo fresco em creme, sal e pimenta para temperar, pedacinhos de couve flor em pickle e umas duas colheres de sopa de um queijo creme já com sabor a salão. Misturei tudo, coloquei uma colher de creme em cada folhado e por cima um pedaço de salmão fumado previamente temperado com pimenta e sumo de limão. Ficou delicioso!


Canapés de camarão e requeijão

Nesta entrada os camarões foram fritos na frigideira com azeite e alho. Depois foram feitas espetadinhas com três camarões em cada. Desta vez não retirámos as cabeças porque um dos comensais gosta muito desta parte do camarão, mas será melhor opção retirá-las para que os camarões possam ser comidos em espetada em uma ou duas dentadas. Não são camarões muito grandes (tamanho 40-60), precisamente porque o objetivo é comer cada espetada de uma vez acompanhada de uma tosta de requeijão.
O que está à volta são rodelas de pão tostadinho no forno (podem usar tostas redondas de compra) com creme de requeijão, sal, pimenta, ervas finas e um pouco de nata de soja para que o requeijão fique perfeitamente cremoso. Foi tudo batido até obter um creme e foi colcoada a mistura por cima das tostas. 
Os créditos desta receita vão para o meu pai, que a confecionou e também não se fez rogado a comer ;)

Bom apetite e Boas Festas!



Um comentário: