terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Doce de castanha e noz



Este doce de castanha é muito cremoso e ficou delicioso! Vi uma receita e adaptei-a a meu gosto. Cozi um quilo de castanhas congeladas com água e uma pitada de sal e fiz uma calda com 600 gr de açúcar e 3,5 dl de água. Deixei ferver o açúcar com a água até estar em ponto de pasta (na realidade, ficou entre o ponto de pasta e o ponto de fio, ficou uma pasta grossa - temperatura do termómetro nos 103º). Quando atingirem o ponto, retirem do lume. Entretanto passamos as castanhas no pass vite ou processador de alimentos, desfazendo tudo bem. Colocamos a pasta de castanha num tacho e vamos juntando a calda de açúcar em fio e mexendo sempre, de forma a conseguir um creme homegéneo e muito cremoso. Aromatizamos com uma colher de sobremesa de aroma de baunilha. Quando tudo está misturado na perfeição, voltamos com o tacho ao lume a ferver até o doce ficar em ponto de estrada (quando a colher abre uma "estrada" no fundo do tacho). Depois de retirar do calor, adicionei nozes em pedacinhos. Podem adicionar outro fruto seco que tenham em casa ou que prefiram. Coloquem em recipientes esterilizados e fechem os frascos assim que o doce arrefecer.

Este doce pode servir como prenda de Natal para surpreenderem os vossos familiares e amigos com uma prenda doce, pode ser saboreado ao lanche, sobre pão ou tostas ou pode ainda ser utilizado conforme a vossa imaginação mandar em sobremesas várias.
Eu tive esta ideia: coloquei duas colheres de sopa de doce num prato, depois uma colher de gelado por cima (este gelado era de compra, sabor "leite creme com caramelo"e finalizei com amêndoas caramelizadas cortadas em pedaços. Estava tãoooooo booooom! Verdade, experimentem :)
Bom apetite e boas festas!


7 comentários:

  1. É bom é! Posso atestar que é muito bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A conjugação ficou ótima e podem experimentar outras. Usar o creme de castanha para rechear bolos ou tortas, etc.

    ResponderExcluir
  3. Esse docinho com gelado, deve ser qualquer coisa! Adoro castanhas! :)

    ResponderExcluir
  4. Delicioso... está mesmo a pedir o gelado!

    ResponderExcluir
  5. Verdade Pedro, fica uma sobremesa fácil de preparar e muito boa. Também deve ficar bom para rechear tartes e bolos, ainda vou experimentar ;)

    ResponderExcluir
  6. Eu experimentei e é, de facto, muito bom! :)

    ResponderExcluir