quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Deliciosas sugestões para a ceia de Natal

Tenho dado algumas sugestões para a ceia de Natal e para as refeições destes dias festivos que se aproximam. E vou deixar-vos mais algumas nestes próximos dias. Entradas, pratos de bacalhau, sobremesas... podem pesquisar aqui ou na página de facebook e encontram muitas ideias deliciosas. A esse propósito, a RTP veio até à minha cozinha fazer uma reportagem sobre sugestões boas e gourmet, mas económicas e possíveis de fazer em casa para a noite da consoada.
Deixo-vos o vídeo e o agradecimento aos fantásticos jornalistas Lavínia Leal e Rui Silva que estiveram uma tarde inteira a ver-me cozinhar e a filmar todas estas preparações. Penso que foram bem recompensados no fim ;)


Gostava ainda de vos deixar a ideia de que termos uma mesa recheada de coisas boas, não significa termos comida em excesso. Penso que mais vale uma mesa variada, com um bocadinho de cada coisa, do que enormes quantidades de comida que depois sobram e acabam, muitas vezes, irremediavelmente, no lixo. Principalmente em relação aos doces, deixo-vos uma dica: façam meias receitas, ou seja, dividam por dois todos os ingredientes e confecionem uma quantidade razoável de cada sobremesa. Mesmo que a família seja grande, já se sabe que cada um gosta de participar com algo e há doces obrigatórios que não podem faltar. Por isso, por haver sempre muita comida nestes dias, experimentem fazer as receitas por metade para ser mais económico e terem menos desperdício.
E puxem pela imaginação! Há muitas coisas deliciosas e interessantes que se podem fazer para entrada, por exemplo. Deixo-vos esta ideia das "tacinhas de massa philo, uma das sugestões que fez mais sucesso na reportagem da RTP. E fica a promessa de publicar brevemente um post só dedicado a entradas. Estas tacinhas da foto foram recheadas com queijo de cabra e doce de courgette e romã, na reportagem mostro umas recheadas com queijo de Seia e doce de abóbora, outras com doce de castanha e outras com farinheira e espinafres. São várias ideias, juntem a vossa imaginação a estas sugestões e façam pratos deliciosos.

Beijinhos e Boas festas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário