quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tagliatelle verde com salmão e camarão


Para os que não gostam muito de peixe, há muitas formas de o preparar para que fique mais "disfarçado" ;) Faço desde já uma declaração de intenções importante: EU GOSTO MUITO DE PEIXE! Adoro todos os peixes, de todas as formas, mas como nem todos cá por casa apreciam assim tanto, tento encontrar receitas saudáveis com peixe, mas que sejam saborosas e diferentes.

O salmão é um peixe muito saudável, rico em ácidos gordos e ómega 3. Gosto de o confecionar desta forma com massa, pois fica uma refeição equilibrada e saborosa.

Receita para duas pessoas

Cozinhei duas postas de salmão no forno temperando-as previamente com sal, pimenta, limão, alho ralado e salsa. Também barrei ligeiramente as postas com um pouco de mostarda e reguei o peixe com um pouco de azeite. Dez a doze minutos no forno a 200º é o suficiente para o resultado pretendido. Retirem o peixe e lasquem-no, retirando todas as espinhas e peles.
Numa frigideira coloquem o azeite que sobrou da assadura do salmão no forno, acrescentando um pouco mais se necessário. Ralem um alho para dentro do azeite e fritem aqui seis camarões já descascados. Depois juntem o salmão em lascas e um pacote de natas de soja. Misturem tudo e deixem cozinhar um pouco de forma a misturar os sabores e obter um creme com os pedaços do peixe. Retifiquem de sal e pimenta. 
Entretanto, o tagliatelle verde foi cozido em água e sal. Escorremos a massa e colocamos o creme de salmão e camarão por cima desta. Por fim, adicionamos uma colher de sopa de alcaparras de conserva. A acidez das alcaparras, do limão e da mostarda vai harmonizar os sabores mais gordos do salmão. O camarão oferece um toque mais suculento e requintado ao prato mas, se não quiserem usar, também fica muito bom só com o peixe. Quanto às natas, são de soja, pelo que a única gordura que adicionamos ao prato é o azeite. Saudável, saboroso e rápido de fazer.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


Um comentário: