quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Sopa com tudo, tudo, tudo... mas sem batata

Há anos que faço a sopa sem lhe adicionar batata. Nada contra as batatinhas, mas elas teimam em alojar-se nas partes do meu corpo que menos necessitam de ficar mais "almofadadas", pelo que o belo tubérculo acabou por ficar "fora de jogo" na maioria das sopas cá de casa. Além do mais, tenho que confessar que não sou muito "batateira" e que a sopa me sabe melhor com o paladar dos legumes e dos verdes mais presentes e sem a batata.
Para algumas pessoas o problema desta receita sem farináceo reside no facto de temerem que a sopa fique aguada. No entanto, isso pode ser compensado com um pouco menos de quantidade de água e com vários legumes que são excelentes para engrossar o creme, como a courgette, a cenoura, os bróculos, o chuchu, entre muitos outros. E, se tudo isto não for suficiente, ainda podemos engrossar e enriquecer a nossa sopa com uma ou duas colheres de linhaça dourada moída. Fica saboroso e nutritivo.
Esta sopa que mostro na foto foi feita com uma courgette inteira, igual quantidade de abóbora, uma cebola, um alho francês de tamanho médio e os talos de agrião que tinham sobrado da salada crua. Utilizar os talos e pés de agriões, espinafres ou nabiças na sopa é uma excelente forma de os aproveitar, evitando desperdícios e juntando mais vitaminas e fibras à sopa. Podemos usar as folhas dos vegetais para saladas ou outras utilizações e guardar os talos para juntar ao creme que ficará muito mais rico.
Cozi tudo em água (a cobrir os legumes) e sal qb. Quase no final da cozedura (para que não fique muito saturado) adicionei um fio de azeite. Depois triturei tudo com a varinha mágica e adicionei umas colheres de grão já cozido. O grão de bico é uma leguminosa com bastante hidrato de carbono e proteína, pelo que uma sopa deste género pode constituir, por si só, uma refeição bastante completa.
Deixo-vos mais algumas informações sobre as qualidades do grão:

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!

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