segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Robalo no forno em crosta de sal



Hoje deixo-vos uma sugestão muito saudável, deliciosa e suculenta: peixe em crosta de sal no forno. Este robalo de mar foi simplesmente temperado com rodelas de limão e um ramo de cheiro com ervas variadas que coloquei dentro da "barriga" do peixe (salsa, coentros e oregãos frescos). Gosto muito de tomilho limão no peixe, mas desta vez não encontrei e fiz esta mistura de ervas aromáticas à qual juntei rodelas de limão.






Fiz uma pasta com muito sal e 3 claras de ovo (sem serem batidas) para dar consistência à mistura, para ser mais fácil de moldar em torno do peixe e também para o alimento não secar e para que possa manter os seus sucos naturais. Cobri o peixe com a mistura de claras com sal. Depois foi só levar ao forno a 180º por 30m (o peixe tinha pouco mais de um quilo e para ser confecionado desta forma deve ficar no forno 25 minutos por cada quilo de peixe).


Sirvam com batata cozida com pele ou legumes. Eu cozi feijão verde e alho francês. Para acompanhar preparei um azeite de ervas frescas com 2 dl de azeite, salsa, coentros, oregãos, manjericão, tudo picado, e ainda um alho ralado. Ficou maravilhoso por cima do peixe e dos legumes! Depois de retirarmos do forno, a crosta de sal, bem como a pele do peixe, saem muito facilmente. Ficamos apenas com a carne suculenta e deliciosa.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário