sábado, 16 de novembro de 2013

Lombinho de porco com batata doce e molho de mostarda

Porque nem só de tartes se faz a nossa paparoca, deixo-vos hoje uma sugestão de carne. Quando faço lombo de porco, normalmente prefiro o lombinho (a parte adjacente ao lombo maior). O lombinho é muito saboroso, tenro e não fica tão seco como o outro. Depois de cozinhado fica suculento e delicioso e é bom em várias aplicações.


Desta vez fiz este lombinho com batata doce e molho de mostarda. A par da castanha, a batata doce é um produto tipicamente outonal e que pode ser usado, tanto em pratos salgados, como em receitas de doces.
Cortei cada lombinho em quatro nacos, temperei com sal, alho, louro e sementes de mostarda. Numa frigideira coloquei azeite e "selei" a carne em lume alto até ficar tostada de todos os lados. Depois coloquei num tabuleiro de forno, reguei com o azeite onde tinha frito a carne e com vinho branco e levei ao forno a 200º cerca de 20 minutos para a carne acabar de cozinhar (não deixem ficar seca nem demasiado passada).


Ao mesmo tempo cozinhei as batatas doces: cortei-as em rodelas muito finas, temperei com sal, pimenta e alecrim. Adicionei um pequeno fio de azeite apenas para que não ficassem demasiado secas. Misturei bem os temperos e coloquei as rodelas de batatas num pirex. Levei ao forno. Como as rodelas são bastante finas, as batatas cozinham rapidamente. Não leva mais do que 15 minutos, mas podem verificar e retirar assim que estiverem tostadas. Fica a parecer batata frita, mas não é ;)
Depois de terminada a carne, deixei-a a repousar 5 minutos enrolada em papel de alumínio e aproveitei o molho de vinho branco e azeite, onde juntei duas colheres de sopa de mostarda de Dijon. Bati bem e coloquei este molho numa taça. Servi tudo acompanhado com grelos de couve cozidos e temperados com um fio de azeite e alho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário