segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Frango estufado com arroz de miúdos

Frango constitui sempre uma refeição prática. E é quase como o bacalhau, pode ser confecionado de muitas, muitas maneiras.... Tem ainda as vantagens de ser uma carne económica e com pouco teor de gordura. Eu costumo retirar a pele ao frango, com exceção de quando o faço no forno, em que não abdico da pele tostadinha e dourada. Pode ter um bocadinho de gordura, mas sabe muito bem...

Esta sugestão que vos apresento é muito simples e saudável. Cozinhei tudo "em crú", sem refogados e com ingredientes muito saudáveis.
Coloquem azeite no fundo de um tacho, façam uma cama de cebolas cortadas em meias luas e alhos esmagados. Por cima, coloquem o frango em pedaços temperado com sal e pimenta e adicionem cenouras em pedaços, uma folha de louro e dois ramos de alecrim (é o alecrim que vai dar o sabor especial a este estufado simples). Reguem com um pouco de vinho branco (1 a 2 dl conforme a quantidade de frango).
Deixem cozinhar o frango em lume médio até estar macio e sem sangue agarrado ao osso. Se virem que está a ficar seco, reduzam o lume e adicionem um pouco mais de vinho branco. 

Entretanto, com os miúdos do frango, façam um arroz delicioso: refoguem ligeiramente uma cebola, um dente de alho esmagado e os miúdos em azeite, adicionem água e um caldo de galinha e juntem um pouco de sal (muito pouco, porque o caldo de galinha ou carne já tem bastante sal). Quando a água ferver, adicionem o arroz e deixem cozer por 15 minutos.
Sirvam o frango com este acompanhamento e salada mista a gosto.

Um simples frango e um pouco de imaginação podem, realmente, fazer "milagres" pelas nossas refeições do dia a dia! Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



Nenhum comentário:

Postar um comentário