segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Empadão de carne e arroz



Se têm algumas sobras de carne do fim de semana e ainda não se adaptaram ao ritmo da segunda-feria, deixo-vos uma sugestão simples e prática: empadão de carne.

Como aproveito todas, mas mesmo todas as sobras, costumo guardar restos de carnes várias que sobram de algumas refeições. Guardo em saco bem fechado no congelador e não deixo ficar conservado por mais de 10 dias. Restos de carne assada, bife, frango ou cozido à portuguesa (esta última, a melhor opção!!), tudo serve para picar e fazer um excelente empadão. Quanto maior a variedade de carnes, mais rico o sabor.

Claro que também podemos fazer o empadão com carne fresca picada na altura, com um ligeiro refogado de cebola, alho francês e tomate fresco maduro. Junto bastante salsa picada para refrescar o sabor do prato, retifico de sal e pimenta e resta cozer o arroz para juntar à carne em camadas.

Como sugestão de apresentação, coloquei umas rodelas de tomate temperadas com oregãos, sal e azeite, bem como uma rodela de chouriço e foi tudo a tostar ao forno. Sirvam com mais tomate fresco em salada e... bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário