domingo, 10 de novembro de 2013

Coisas de outono: compotas e bolachas

Compotas, doces, conservas... são miminhos de outono, que costumamos fazer nesta altura do ano, que muitas vezes até se podem transformar em bonitas e saborosas prendas de Natal. Cá em casa, por esta altura, tenho duas espécies de marmelada muito boas, feitas por duas amigas. Estão ambas excelentes! Tenho doce de abóbora feito pela minha mãe, delicioso!! E geleia de pêra e doce de courgette com romã, estas duas últimas guloseimas feitas por mim.


A geleia de pêra, de que já falei aqui, foi uma ideia para aproveitar as cascas e caroços das pêras utilizadas para fazer as tartes. Cobri as cascas com água (sem açúcar), levei a ferver apenas com uma rodela de limão cerca de 50 minutos. Depois coei a água com o pano espremendo bem para sair tudo o suco das pêras. Pesei o líquido e juntei 500 gr de açúcar por cada quilo de líquido. Juntei um cálice de vinho do Porto e levei ao lume até engrossar e fazer o "ponto" de geleia.

O doce de courgette foi feito com as corgettes raladas em fios grossos (como se fosse para salada e como mostro na foto), onde juntei 500 gr de açúcar mascavado por cada quilo de courgette. Depois de feito o doce ao lume até ficar em ponto de estrada, juntei bagos de romã fresca. A romã dá uma certa acidez a este doce e combina muito bem. Não coloquem mais de 500 a 600 gr de açúcar por cada quilo de courgette, pois trata-se de um alimento de sabor muito suave, que absorve muito o açúcar, se adicionarmos açúcar a mais vai ficar enjoativo. Este doce é bom com bolachas doces ou salgadas e com queijo de cabra. Se fizerem pequenos embrulhos de massa philo onde dispõem queijo de cabra e este ou outro doce, vão conseguir uma entrada espetacular e muito fácil de fazer. O resultado final do doce foi o que se pode ver na foto.



As bolachinhas de manteiga foram feitas com a seguinte receita: 250 gr farinha + 160 gr açúcar + 160 gr de manteiga. Amasso tudo e estendo a massa com o rolo, depois faço as bolachas com um cortador redondo ou quadrado. Os corações de canela foram feitos com a mesma receita e, antes de irem ao forno, foram polvilhados com um pouco de canela. As bolachas cozem no forno a 190ºC cerca de 10 minutos. Quanto às bolachas crocantes de sementes (as quadradas), fica a água na boca e a curiosidade a aguardar pelo post seguinte ;) Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário