quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cataplana de amêijoas

Por todo o Portugal se confecionam deliciosas cataplanas com ingredientes diversos. Mas foi em Peniche, minha terra adotiva, de férias, de muitos amigos e de muitas coisas boas, que "apanhei" o "vício" da cataplana. Cataplana de amêijoas com carne e batatinha frita a acompanhar. É muito bom e passou a ser refeição frequente cá de casa. Essencial e obrigatório: ter umas excelentes amêijoas na cataplana, pois os bichinhos são os protagonistas do prato!


Recordo-me uma vez, já lá vão uns anos largos, estava em reportagem no Seixal, e comi uma cataplana de peixe excelente. O prato tinha ganho um prémio num concurso e era, de facto, fabuloso! Vários tipos de peixe, uns camarões, umas amêijoas e um pouco de natas (qb, sem estar enjoativo nem gorduroso) para engrossar o molho. Estava de comer e chorar por mais! E ainda me lembro (ainda hoje com surpresa) de como foi possível os colegas do carro de diretos terem pedido bitoques!?!?! Também gosto de bife, mas quando temos o privilégio de provar uma cataplana assim, recheada de tanto peixe fresco e saboroso... Bom, voltando à minha cataplana, mais modesta, mas também deliciosa, aqui fica o modo de fazer.

Em primeiro lugar frito uns pedacinhos de carne de porco muito tenra, fazendo-o como se fosse para um prato de carne de porco à alentejana ou para rojões. A carne é temperada com bastante alho, sal, pimenta, louro e massa de pimentão, se gostarem. Frito esta carne em azeite de forma a ficar tostadinha. Na cataplana coloco azeite, cebola em rodelas não muito finas, alho esmagado, tomate bastante maduro em pedaços, rodelas de um bom chouriço e um ramo de salsa e coentros. Refresco com um pouco de vinho branco. Deixo cozinhar alguns minutos para a cebola começar a amolecer e todos os ingredientes largarem os seus sucos e sabores. Depois adiciono as amêijoas. Não as coloco logo de início porque demoram pouco tempo a abrir e ficariam cozinhadas demais de fossem introduzidas no início. Se necessário, retificamos de sal. A cataplana cria bastante suco e molho, tudo vai cozinhar ao natural e os sabores finais vão ser frescos e sumarentos.
Nos últimos minutos adiciono os pedaços de carne já frita. Envolvo tudo e deixo ao lume por mais 2 minutos. Retiro o molho de ervas aromáticas e junto novos coentros e salsa frescos.
Costumo servir com batatas fritas em rodelas ou palitos. Bom apetite!



Um comentário: