sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Broas natalícias


Já se sente um certo espírito de Natal. Nas montras das lojas, nas receitas, na organização de jantares e festas de Natal e fim de ano. A menos de um mês desta festa é mais do que altura de começar a pensar em alguns presentes e coisas boas para dar a quem mais gostamos.

Oferecer algumas iguarias, doces ou salgadas, mas sempre a pensar no gosto de quem recebe, é uma boa sugestão para presentes personalizados, feitos com carinho e dedicação.
Deixo-vos esta sugestão de broas natalícias, que podem fazer para ter em casa, para receber os amigos ou para oferecer como lembrança. E... como "o que é doce nunca amargou", têm garantida a satisfação de quem recebe :)

Broas de batata doce, amêndoa e coco (receita para cerca de 40 broas)

700 gr de batata doce cozida
150 gr amêndoa moída (totalmente triturada, em pó/farinha
75 gr de coco ralado
200 gr farinha de milho
75 gr de farinha de trigo tipo 55
500 gr de açúcar
3 ovos
Raspa de uma laranja grande

Cozer a batata doce e depois esmagá-la totalmente com um garfo. Juntar o açúcar à batata desfeita e levar ao lume até levantar fervura. Quando isso acontecer, juntar a amêndoa, o coco e a raspa de laranja. Misturar e deixar ferver 2 minutos. Tirar do lume e juntar os ovos inteiros um a um, mexendo bem entre cada adição. Voltar ao lume e juntar as farinhas, mexendo sempre muito bem.
Moldar broas e colocá-las num tabuleiro forrado de papel vegetal e untado com margarina. Eu moldei as broas como se fossem pasteis de bacalhau, com a ajuda de duas colheres de sopa. Depois achatei um pouco. Em algumas coloquei umas amêndoas laminadas, nas outras pincelei com ovo batido (estas ficaram um pouco mais escuras porque levaram mais forno, mas ficaram igualmente boas).
As broas cozem 25 minutos no forno a 180º.

Bom apetite e boas festas!


Um comentário: