domingo, 3 de novembro de 2013

Bolo de chocolate com creme de baunilha e frutos vermelhos


Este bolo foi feito com especial carinho para alguém que gosta muito de chocolate, de quem eu gosto muito e que é muiiito guloso!
Foi a "última garfada" de um jantar entre bons amigos e o início de uma noite longa de conversa, daquelas que gostamos de viver e repetir e que, desde logo, deixam as saudades antecipadas de um próximo encontro...



Bolo de chocolate:
5 ovos
160 gr de farinha
160 gr de açucar
1 colher de chá de fermento em pó
200 gr chocolate para culinária 70% cacau
1 dl de água morna
1 colher de sopa de manteiga + 2 de leite
Frutos vermelhos a gosto

Creme de baunilha:
2 embalagens (cerca de 400 gr) de queijo creme magro
Açucar em pó (inglês) a gosto até fazer um creme doce com o queijo
Sementes de uma vagem de baunilha inteira
Para fazer o creme basta bater todos os ingredientes.

Começamos por derreter o chocolate em banho maria juntamente com a colher de sopa de manteiga e o leite. Batemos as gemas com o açúcar e batemos as claras em castelo firme. À mistura das gemas juntamos o chocolate derretido e misturamos. Juntamos a farinha e envolvemos. Logo de seguida juntamos 1 dl de água morna e batemos mais um pouco suavemente.
Por fim, batemos as claras em castelo, juntamos o fermento e envolvemos na massa de modo a ficar leve e fofo.
Levamos a cozer ao forno pré aquecido, em forma untada de margarina e polvilhada com farinha, durante 30 a 40 m a 180ºC. O bolo estará cozido quando espetarmos um palito e este sair seco.
Depois de frio, cortamos o bolo ao meio, recheamos com metade do creme, colocamos a outra parte do bolo por cima e o restante creme. Terminamos com muito frutos vermelhos a gosto.

Este bolo não fica excessivamente doce e não tem grande quantidade de açucar. O queijo que uso é magro, com baixa percentagem de gordura, e os frutos vermelhos dão muita frescura a esta sobremesa. Fica muito suculento sem ser enjoativo ou demasiado calórico.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


2 comentários: