quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bolachas de sementes




A pedido de algumas amigas, partilho a receita das bolachas de sementes. Foi uma inspiração a partir de uma receita que vi no canal 24 Kitchen.
Juntem 4 colheres de sopa de sementes de girassol, 4 colheres de sopa de sementes de linhaça, 4 colheres de sopa de sementes de abóbora, 4 colheres de sopa de sementes de sésamo pretas (não tinha, por isso adicionei sementes de chia em substituição). Juntem a isto 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de manjericão seco. Deve ser tudo triturado no processador de alimentos ou numa simples picadora. Não triturem de mais para não ficar uma pasta tipo manteiga. Triturem qb de forma a ficar tudo moído, mas de forma a conseguirmos encontrar os pedacinhos de sementes.
Numa tigela juntem todas as sementes com uma chávena de chá de farinha integral. Adicionem a isto 3 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de mel e água qb, talvez menos do que 1 dl. Eu fui adicionando e mexendo a mistura de forma a formar uma pasta homogénea. Não deitem muita água de uma só vez para que a mistura não fique muito líquida e impossível de moldar.



De seguida, coloquei a pasta em cima de uma folha de papel vegetal e espalhei. Coloquei outro papel vegetal por cima e passei com o rolo da massa para a pasta ficar lisa e com uma espessura uniforme, tal como podem ver na foto.
Retirei o papel vegetal superior e marquei a pasta com uma faca, fazendo quadrados (foi nestes locais que depois de cozidas parti as bolachas). Levei ao forno a 190º por 10 minutos, até as bolachas ficarem ligeiramente tostadas e rijinhas.
No fim, obtemos umas bolachas muito saudáveis e deliciosas. Têm a doçura do mel, um ligeiro salgado do sal e todos os nutrientes saudáveis das sementes e da farinha integral. Muita fibra, muito saudável! Bom apetite, espero que gostem!




6 comentários:

  1. Só eu não as provei... vou chorar...
    Beijinho e Parabéns por toda esta tua dedicação e empenho.
    Cláudia Santos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a ambas! Cláudia, tu vais provar a tarte que ainda é melhor ;)

    ResponderExcluir
  3. Whats up very nice blog!! Guy .. Beautiful ..
    Wonderful .. I will bookmark your web site and take the feeds also?
    I am satisfied to seek out so many useful information right here in the put up, we
    need work out extra techniques on this regard, thanks
    for sharing. . . . . .

    Also visit my website; seo (seofornown4eva.com)

    ResponderExcluir
  4. Thank you :) I hope you like the suggestions of our delicious portuguese food.!
    Follow Deliciosa Paparoca on Facebook too.
    Have a nice weekend!
    Susana

    ResponderExcluir