sábado, 9 de novembro de 2013

Bife com pudim de alho, espargos e crocante de queijo da ilha


Uma refeição de bife não tem que ser sempre igual. Bifes e bitoques podem ser reinventados de várias formas. Foi o que fiz com este bife da vazia, que fritei temperado com alho, louro e sementes de mostarda e ao qual juntei por companhia uns espargos e um crocante de queijo da ilha. Quanto ao ovo... não veio a cavalo, mas sim ao lado do bife. E não compareceu estrelado, mas sim em formato de pequeno pudim de alho. Delicioso e um pouco diferente. Experimentem que é bom!


Fritem o bife conforme vosso gosto, mais ou menos passado, e abusem do alho e das sementes de mostarda, que vão dar um sabor excelente.
Cozam os espargos em água e sal ou ao vapor, tendo o cuidado de não os deixar nem rijos nem a desfazerem-se (o tempo de cozedura depende um pouco da tenrura dos espargos). Os espargos devem ser arranjados antes, sendo retirada a parte mais rija dos pés e a pele da parte de baixo dos espargos com um simples descascador de batatas (retiramos um película fina de pele e os espargos ficam prontos a cozinhar).

Receita para 4 pudins: Fervi 3 dl de leite com 5 alhos esmagados e um raminho de alecrim. Depois de ligeiramente arrefecida a infusão, misturei com 3 ovos, bati e temperei de sal e pimenta qb. Levei ao forno em forminhas untadas, em banho maria (num tabuleiro com um pouquinho de água no fundo e as formas lá dentro), durante 40 minutos a 220º.
Nos últimos 5 a 10 minutos de cozedura dos pudins, aproveite para fazer os crocantes. Misturei duas colheres de sopa de queijo ilha dos Açores com duas colheres de mozarela ligth e sementes de linhaça e chia. Misturei tudo e coloquei umas tiras sobre papel vegetal. Levei ao forno a tostar e... voilá!

Coloquem todos os elementos no prato e deliciem-se.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável! 

2 comentários:

  1. Obrigada Luísa!! Vi lá uma receita no teu blogue que é "a minha cara". Tenho que fazer!!!! :) Beijocas!

    ResponderExcluir