sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A tarte vai a concurso


Amassar, amassar, amassar, esticar com o rolo, fazer tirinhas, descascar peras, aperfeiçoar o creme, deixar tudo no ponto... Ufa! Tanta tarte, tanta pera rocha, tanta massa... Mas está a valer a pena! A Tarte de Pera Rocha do Avenal passou à próxima fase do concurso "Chefs lá de casa". A "chef" cá de casa está feliz com o resultado e orgulhosa das tartes. Agora os 10 semi-finalistas, eu e mais nove apaixonados da cozinha, vão preparar o seu prato e apresentá-lo num programa de televisão.

Mas não foi sem imprevisto que o assunto chegou a esta fase. Ia eu contente da vida apresentar a tarte ao júri, quando uma curva da estrada fez cair uma das tartes no chão do carro. Partiu-se toda irremediavelmente e, como o tapete do carro não é guloso como eu, a tarte partida não serviu a ninguém... um crime e um grande pecado, tendo em conta a delícia que estava, ainda morninha e tudo...
Bom, adiante! Depois de respirar muiiiiito fundo, lá segui eu com a outra tarte (felizmente tinha duas iguaizinhas) para ouvir a opinião de quem percebe disto a sério. O Chefe José Cordeiro, do restaurante "Chefe Cordeiro", o Chefe Kiko Martins, do restaurante "O Talho", e o  Chefe Alexandre Silva, do restaurante "Bica do Sapato", são quem compõe o júri deste concurso. Provaram a tarte, gostaram da tarte e elogiaram a tarte... e eu nem queria acreditar!! Não que não soubesse que a tarte é boa, pois já a fiz muitas vezes e é sempre elogiada. Mas, submeter o nosso trabalho à apreciação de figuras tão conceituadas é outra coisa. Só o facto de ter conhecido os chefes, a simpatia com que fui recebida e a experiência vivida, foi excelente por si só. Mas, agora que sei que segui em frente no concurso... melhor ainda! Assim que souber detalhes, informo sobre a aparição televisiva das tartes ;)


5 comentários:

  1. Parabéns, gostava de obter a receita, como á posso adquirir? Tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Muitos parabéns! Hoje de manhã vi o programa e gostei muito! Gostei da tarte e gostei da sua postura, da simplicidade e da ternura com que foi feita!

    Tentei retirar a receita, mas não tenho a certeza de ter conseguido, mas quando tentar fazer, logo digo como ficou!

    Parabéns e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Ana, muito obrigada pelo comentário! Não calculam como é gratificante sentir que consegui mesmo passar esse carinho que coloco nas coisas que faço. Para mim a cozinha é isso: criatividade e partilha. Criar com carinho e partilhar com generosidade! Em relação à receita, vê aqui o post que se chama Tarte de Pêra Rocha do Avenal, está no outro mês, penso eu. E na página de facebook também lá está a receita toda e fotos várias. Bons cozinhados ;)

    ResponderExcluir