sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A Tarte de Pêra Rocha do Avenal na Praça da Alegria

Esta tarte está a ganhar muitos fãs :)
Na Praça da Alegria da RTP, no dia 14 de novembro, a tarte foi muito bem recebida e foi difícil acabar o programa com a tarte inteira, tal era a vontade de a provarem... Dentadinha aqui, pedacinho ali, fatia para mim, fatia para ti e, poucos minutos depois de terminada a emissão, já só sobravam umas migalhas no fundo do prato...

O Chefe Kiko Martins, que me acompanhou na apresentação do prato, foi muito simpático, disponível e interessado por esta receita feita com tanto carinho e com um produto que representa aquilo que Portugal tem de melhor. A Pêra Rocha do Oeste é a estrela desta tarte que prima por ser delicada e pela conjugação de todos os sabores. Tudo qb, tudo em doses certas, tudo feito com calma e com ternura... E é assim que a tarte fica tão boa!

Desejo bom apetite a todos e um agradecimento por todas as mensagens e comentários tão generosos e simpáticos. Fico feliz por ver que, mesmo as pessoas que não me conhecem pessoalmente, sentiram bem a paixão e o empenho que coloco no que faço. Esses ingredientes, a paixão, o carinho, a ternura, não devem ser qb, devem ser adicionados em grandes, grandes doses!!! :)  Bom apetite!!!
Links para o programa:
1ª parte:

 
 

8 comentários:

  1. parabéns, vi a sua participação na praça e adorei. já estou seguindo seu blog. adorei a receita e vou leva-la comigo. beijocas doces.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dora :) Vá acompanhando as novidades por aqui e pelo facebook. Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Parece deliciosa mesmo, vou levar a receita.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Depois diga se gostou e se ficou bem, Sandra. Bons cozinhados e bom apetite!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver-te..;-) mtmtmt bem..;-) Continua..;-)
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Obrigada sobrinha :) Continuarei a dar notícias sobre os desenvolvimentos do concurso. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Sou doente celíaca há 8 anos e além de gostar de cozinhar,tenho mesmo de fazer tudo em casa,devido ao meu problema.Resido na Suiça e vi a receita desta deliciosa tarte na RTP INT. Ontem passei algumas horas no "laboratório",experimentando a sua receitinha e segui-a à risca.Mas devido às farinhas que uso não terem glúten,a massa ficou muito mole pois a farinha,como tem pouca proteína,absorveu demasiado a manteiga,mas o recheio ficou divinalmente saboroso e comeu-se na mesma.Para a próxima terei de fazer algumas alterações,para adaptar melhor à minha farinha sem glúten: juntar 1 ovo talvez e colocar menos manteiga.Obrigada pela partilha e muitos parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mini Gomes :) Muito obrigada pela sua mensagem!! Fico muito contente por saber que segue a nossa gastronomia, apesar de não estar neste momento em Portugal.
    Vou dar-lhe algumas sugestões em relação à massa:
    - Eu faço esta massa com margarina e não com manteiga porque a manteiga torna a massa ainda mais mole. Em vez de usar menos margarina, use a mesma quantidade da receita, mas vá adicionando um pouco mais de farinha até obter uma boa consistência.
    - Não amasse/trabalhe a massa em demasia. Numa primeira fase coloque tudo num processador de alimentos e depois amasse só o necessário com as mãos. Desta forma a massa não vai aquecer tanto e não se torna tão mole. E não se esqueça que antes de a esticar com o rolo, ela deve esperar 30 minutos no frigorífico.
    - Por último, sugiro que abdique das tirinhas em cima. São bonitas, de facto, e dão textura à tarte, mas são complicadas de fazer se a massa não estiver com a elasticidade certa. Como tem essa condicionante da questão da farinha e não está a conseguir uma consistência perfeita, talvez seja melhor colocar a massa apenas a forrar a tarteira e o recheio em cima. Leve ao forno na mesma até ficar douradinha. Com o resto da massa pode fazer uns biscoitos e assim aproveita tudo na mesma ;)
    Vá seguindo as novidades por aqui e pela nossa página de facebook que também se chama Deliciosa Paparoca. Grande beijinho para si!!!

    ResponderExcluir