domingo, 27 de outubro de 2013

Lombinho de porco com peras caramelizadas e canudos de espinafres

Alguns seguidores do blog andavam a desesperar por pratos de carne ;) Pois cá vai!
Este lombinho de porco ficou uma maravilha. E os acompanhamentos escolhidos garantem um prato delicioso e onde não falta a verdura e até um pouco de fruta. Mas, se preferirem, escolham outras guarnições e deem largas à imaginação. Depois partilhem as vossas experiências :)
A mim pareceu-me bem esta combinação. São vários elementos no prato, mas não dá assim tanto trabalho como possa parecer. Passo a explicar tudo ao detalhe...

(Receita para 2 pessoas, se pretenderem multipliquem as quantidades)

1 lombinho de porco
2 fatias de bacon tostado no forno (para empratar)
1 embalagem ou molho de espinafres
2 folhas de massa brick para os canudos
2 peras rocha + 1 colher de sopa de manteiga, 1 clh de açúcar amarelo, 1 clh de mel e 2 clh de vinho do Porto, tudo para caramelizar as peras
2 folhas de massa brick
3 dentes de alho, 1 cebola, 1 dl de azeite, sal qb
pimenta rosa, sementes de mostarda
2 folhas de louro, 1 ramo de alecrim
1 dl vinho branco

Temperar o lombinho com sal, alecrim, alho, louro, sementes de mostarda e pimenta rosa. Escolhi a pimenta rosa por ser mais suave, dado que já temos o sabor intenso das sementes de mostarda. Estas pequenas bolinhas amarelas são uma especiaria maravilhosa e muito aromática para pratos de carne. Em relação ao alho, costumo dar pequenos golpes no lombinho e colocar os pedaços de alho lá dentro. Desta forma o sabor passa mais intensamente para a carne e o alho não fica à superfície e não se queima. Depois de temperada, "selamos" a carne na frigideira com azeite de forma a que todo o lombinho fique tostado por igual. De seguida, levamos ao forno por 40 m a 200º com as cebolas azeite e vinho branco. A carne vai ao forno para cozinhar no centro (não muito para não ficar seca), dado que por fora já está tostadinha. No fim, passar o molho resultante da cebola e vinho branco com a varinha mágica e servir este molho a acompanhar o prato.
Caramelizar as peras com manteiga, açúcar, mel e vinho do Porto. O segredo é fazer isto em lume brando (com paciência e muito carinho!) para que as peras caramelizem sem queimar, largando os seus açúcares e formando um molho grosso e delicioso. 

Saltear os espinafres em azeite e alho. Tostar os canudos de massa brick no forno 5 m a 180º e recheá-los com os espinafres. Eu faço os canudos com uma destas formas cónicas que se podem encontrar nas lojas de utensílios de cozinha, mas podem fazer com outros formatos. Ao mesmo tempo que tosto os canudos, tosto também o bacon no forno. Atenção à massa brick, que é muito fina e sensível, deve estar apenas poucos minutos no forno a 180º no máximo para não queimar.
Por fim empratamos todos os componentes, colocando o molho da carne à parte. Acrescentei uns palitos de batata frita por causa do guloso cá de casa... Escolhi empratar numa ardózia, mas todas as soluções que valorizem o prato são válidas. É só deixar a criatividade trabalhar!

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



4 comentários:

  1. Obrigada! E também estava bom, as sementes de mostarda são um ótimo condimento para carne!

    ResponderExcluir
  2. Tem um aspecto delicioso e o sabor deve ser ainda melhor... Beijinho grande Susana!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Carmen! Caprichei neste e valeu a pena ;)

    ResponderExcluir