segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lanche a meio do dia

A meio da manhã e da tarde, devemos sempre fazer um lanchinho. Não são só os bebés que não devem passar muitas horas sem comer. Crianças mais crescidas e adultos também não devem passar mais de 2,5 a 3 horas sem ingerir alimentos para que se sintam sempre saciados e evitem chegar às refeições principais com muita fome, o que faz com que se coma em demasia.
Por outro lado, se estivermos com fome não estamos tão concentrados no nosso trabalho ou estudo e deixar a barriguinha vazia tempo demais também pode provocar problemas gástricos.
Mesmo no trabalho, não há desculpa para não fazermos um lanche. Podemos levar de casa peças de fruta ou barras de cereais integrais (das menos calóricas e com cereais o menos processados possível). E, se tivermos hipótese de conservar alguma coisa no frio, um iogurte é sempre uma opção muito saudável (se estiver de dieta, consuma iogurtes líquidos ou sólidos magros, com hidratos de carbono até 8 gr). Enriqueça os seus iogurtes com sementes. Desta vez optei por sementes de chia e bagas de goji. As primeiras são nutricionalmente muito completas, contêm proteínas, fibras, omega 3, vitaminas e minerais. Quanto às bagas de goji (as vermelhinhas, que já se encontram até nas marcas próprias de qualquer supermercado) são um excelente antioxidante natural e também ajudam a saciar e controlar a fome. Fiquem a saber mais sobre este fruto:
Em relação às frutas, é só escolher, mas agora que chega o tempo mais frio, podemos optar pelos citrinos que estão sumarentos e cheios de vitaminas ótimas para reforçar o sistema imunitário e prevenir constipações. Coma uma peça de fruta acompanhada de uma bolacha ou tosta integral para que os níveis de açúcar no sangue não subam muito.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!


3 comentários:

  1. Excelente ideia..Por acaso andei a pesquisar e ía comprar os típicos frutos vermelhos para juntar aos meus "preparados" de pré e pós treino.. eles falam muito dos benefícios dos antioxidantes..sendo assim já tenho uma boa referência e vou procurar ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olá e bem vinda sobrinha!!! Encontras as bagas de goji em qualquer supermercado, continente, pindo doce, intermarché. Há daquelas marcas de produtos naturais e também das marcas brancas, é à confiança, posso dizer-te que são todas iguais. Se misturares algumas bagas aos cereais de pequeno almoço também é muito bom e ficam amolecidas com o leite, uma delícia!!
    Muitos beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Caroço :) Tudo bem contigo? Procurei-te no facebook e não te encontro... Se quiseres procura-me por Susana Veloso. Beijinhos!

    ResponderExcluir