domingo, 20 de outubro de 2013

Comida prática de domingo à noite: sai uma quiche!

O domingo à noite é aquele momento em que somos invadidos por um misto de moleza, "pré birra de segunda feira" mas, ao mesmo tempo, vontade de prolongar o fim de semana mais um bocadinho. Por isso há que usar estratégias para afastar a neura e manter o bom humor:
1º - Arranjar um programinha de domingo à noite, por exemplo, vendo um filme comodamente no sofá;
2º - Fazer uma hora de ginástica ao fim da tarde, tomar um banho quente e adormecer no sofá sem conseguir ver o filme que tínhamos planeado ver...
3º - Last but not least, fazer um jantarinho prático, que não dê muito trabalho a quem vai arrumar a cozinha a seguir, mas que seja muiiiiiito saboroso! E a seguir... tentar ver o filme sem adormecer ;)

Mas que fazer para o jantar sem ter muito trabalho? Nos meses de verão, aos domingos depois da praia, sabe bem uma salada fresca ou uma refeição super prática de pasta. O churrasco também é uma hipótese e um risoto cai sempre bem e pode fazer-se de qualquer coisa, do género "abrir o frigorífico e ver o que há por lá".
Mas talvez uma tarte, a conhecida quiche, seja a solução mais prática. Também pode ser feita de qualquer coisa, fica bem com quase todos os ingredientes e o forno faz parte do trabalho por nós. E a comida de forno sabe muito bem quando o tempo já não é de praia...

Quiche de alho francês, cenoura e bacon

- 1 embalagem de massa quebrada 
- 100 gr de bacon com muita carne e pouca gordura
- 3 ovos inteiros batidos
- 250 ml de nata de soja light + 50 ml de leite magro
- 2 cenouras ou 1 bastante grande
- 1 alho francês (só a parte branca)
sal e pimenta qb
- 1 colher de chá de mistura de ervas finas

Cortar o bacon em fatias muito fininhas e frigi-las sem outro tipo de gordura numa frigideira para que fiquem estaladiças. Bater os ovos com a nata e o leite. Temperar com sal e pimenta. Ralar a cenoura em fios grossos como se fosse para salada e cortar o alho francês em fatias muito finas para cozinhar bem no forno.Juntar os legumes à mistura de ovo e nata. Misturar tudo.
Forrar uma tarteira com a massa e respetivo papel vegetal. Picar a massa com um garfo para não empolar quando for ao forno. De seguida, colocar sobre a massa as tiras de bacon e por cima todo o recheio. Levar ao forno a 200º durante 30 m até que a massa esteja estaladiça e o recheio cozinhado.
Acompanha apenas com uma salada ou, para quem seja "de mais alimento" com um pouco de arroz. Cozi o arroz em água, sal, uma colher de sopa de açafrão em pó e um alho esmagado. É muito simples, fica colorido e saboroso.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!



6 comentários:

  1. Parabéns, Susaninha! Prometo ser uma leitora assídua. beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Minha querida!!!! Tu vais ser leitora assídua e crítica com certeza, pois és das pessoas que conheço que melhor trata a comidinha!!! Queria colocar aqui link do teu blog, mas estive a ver que não publicas nada há muito..... não está ativo?
    Podes ser seguidora aqui. Divulga pelos teus amigos! Obrigada e muitos beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Beeem..que aspeto delicioso e q frustração estar a ver isto com um pratinho de sopa à frente ;-)
    Vou experimentar...que venham ideias minha master chef..;-)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada querida! Irei publicar várias coisas assim simples e práticas e com todas as dicas certinhas, direitinhas ;)

    ResponderExcluir
  5. Vim espreitar e adorei:-)))
    Não, não gosto de cozinhar, nem sou, como bem sabes, grande prato, contudo, uma das coisas que de facto aprecio, é degustar uma refeição em boa companhia.
    É de facto incrível a forma como descreves os ingredientes, o carinho que colocas em cada receita, num desenrolar de letras e palavras de tal forma fluido, que quase sentimos os doces odores e saboreamos um pequeno pedaço dessas Deliciosas Paparocas.
    Adivinho grande sucesso para este teu Blogue "literokulinário".
    Bjs
    PC

    ResponderExcluir
  6. Obrigada amiga Patrícia. Até vais ficar a gostar de comida, ehehehe. Muitos beijinhos e obrigada pelo apoio :)
    ps - adorei o "literokulinário" !!!!!!

    ResponderExcluir